Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Dezembro de 2006 às 06:45

    Imprimir


“Mato Grosso é o único Estado no Brasil que tem uma instituição de ensino específica para educação profissional com recursos garantidos constitucionalmente”. A informação é do presidente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso(Ceprotec), Luiz Fernando Caldart, durante a visita dos gestores de Educação Profissional de 14 Estados, realizada à sede da autarquia nesta quarta-feira (06.12). Os gestores conheceram a estrutura organizacional do Ceprotec, que, segundo Caldart, é modelo para o resto do país.

Quanto aos recursos, o presidente do Ceprotec refere-se ao fundo constitucional de 0,5% a 1% da arrecadação do Estado para Educação Profissional, garantido por meio de uma Emenda Constitucional de 2004.

Mato Grosso tem hoje seis unidades do Ceprotec, em Alta Floresta, Rondonópolis, Barra do Garças, Diamantino, Tangará da Serra e Sinop, além da unidade central em Cuiabá. Em dois anos de funcionamento já foram atendidas quase 20 mil pessoas.

O presidente explica que a população de 54 municípios foi beneficiada, já que as unidades pólos atendem toda a região.

Os gestores estão em Mato Grosso para participar do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional. São esperados 26 representantes, mas por problemas de transporte aéreo somente 14 conseguiram chegar até o momento.

Para Ângela Nascimento, representante do Pernambuco, Mato grosso é realmente uma referência para o resto do país. “Pelo fundo que tem aqui, os recursos assegurados e pela autarquia que dá liberdade para a superintendência de Educação Profissional pensar políticas públicas na área”, afirmou.

Ela explica que no Pernambuco existe apenas uma gerência de Educação Profissional, já no Rio Grande do Sul, por exemplo, é uma superintendência dentro da Secretaria de Educação do Estado.”Cada Estado tem modelos diferentes. Nós viemos conhecer porque é uma experiência que a gente leva para o nosso Estado, como um conhecimento novo”, disse Martin Barbosa representante do Rio Grande do Sul.

O Fórum prossegue até sexta-feira (08.12), no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, das 08h às 17h30.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255898/visualizar/