Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 05 de Dezembro de 2006 às 15:24

    Imprimir


O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, em Brasília, confirmou ao RMT Online que os problemas de comunicação no Sindacta - 1, em Brasília, responsável pelo monitoramento do tráfego aéreo na região Centro Oeste, já foi resolvido. Todos os vôos para a capital federal e para os aeroportos de Várzea Grande (MT) e Campo Grande (MS), estavam suspensos desde a manhã desta terça-feira, provocando transtornos em vários aeroportos do país. No Aeroporto Internacional Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, acontececeram apenas pousos e decolagens de vôos internos pela manhã.

A partir do meio dia de hoje, nenhuma aeronave pousou ou decolou do aeroporto Marechal Rondon.

Os vôos com destino à Brasília ainda não tem horário de decolagem. Aeronaves de todo o país, com destino à capital Federal entrarão em uma fila a partir de agora e aguardará a autorização e informação do horário para decolagem, informou a Aeronáutica.

Com o problema que surguiu hoje pela manhã no sistema de rádios do Centro de Controle de Brasília - Sindacta-1, até mesmo passageiros que estavam dentro das aeronaves tiveram que voltar para as salas de embarque. Hoje, pelo menos 35 vôos sofreram atrasos.

G1 - No período da manhã, por volta das 10h, os rádios pararam de funcionar e os controladores perderam contato com os pilotos por 15 minutos. Nesse tempo, as decolagens de todos os aeroportos do Centro-Oeste e Sudeste foram suspensas, com exceção dos vôos que operam entre São Paulo e Rio de Janeiro, e de São Paulo para o Sul do País que funcionaram normalmente.

Entre as 12h50 e as 15h, os rádios ficaram inoperantes novamente. Todas as decolagens que passariam pela área controlada pelo Cindacta-1 foram mais uma vez paralisadas.

Os radares permaneceram operando normalmente durante todo o dia, segundo a Aeronáutica. Os controladores viam os aviões, mas não podiam se comunicar com os pilotos.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256224/visualizar/