Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Dezembro de 2006 às 10:34

    Imprimir


Mais de 400 educadores e autoridades municipais estiveram presentes à solenidade que marcou o início das atividades do seminário “Educação: Possibilidades e Desafios na Rede Pública Municipal de Várzea Grande” promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC/VG). “Não dá para esperarmos as condições ideais de trabalho para, a partir daí, modificarmos a realidade da educação. Precisamos, todos juntos, avaliar as ações já realizadas e planejar, com base em nossos erros e acertos, as tarefas futuras que privilegiem, unicamente, a qualidade na educação”, sintetiza o secretário titular da pasta, Elismar Bezerra, o objetivo do evento.

O secretário conta que a idéia que se tem de que bons resultados só podem ser alcançados em escolas com boa estrutura física é errônea. “Em nossa rede mesmo, temos unidades com condições estruturais precárias, mas que têm desenvolvido trabalhos excelentes e, conseqüente, obtido resultados expressivos. Contudo, há escolas belíssimas que não conseguem alcançar os mesmos resultados positivos”. Acredita que, de nada adianta participar de grandes seminários ministrados por grandes nomes da educação se a realidade apresentada foge da encontrada no dia a dia. “Precisamos, primeiramente, entender a nossa realidade, pois, profissionais qualificados nós já temos em nosso quadro”, frisa Elismar.

A coordenadora pedagógica da secretaria, Catarina Cortez, lembra que o seminário conta com a participação efetiva de todas as unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino. “Este encontro vem afirmar o interesse de nossos educadores em discutir soluções para a educação no município. Aqui, as escolas terão espaço para debaterem e refletirem sobre o assunto. Este é um seminário feito por elas e para elas. Nossas escolas são as grandes protagonistas desse evento”.

Representando o Poder Legislativo Municipal, o vereador Wilton Coelho (PPS) louva a iniciativa. “Encontros para avaliação são sempre importantes, especialmente, numa área em que a todo o momento vem sofrendo atualizações”. Lembra que, nos encontros regionais, a Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande é sempre apontada como referência no setor.

Mas a noite não teve apenas a fala das autoridades. Representantes de algumas escolas municipais foram responsáveis por boa parte do conteúdo ministrado na abertura. No espaço denominado “Mesa Redonda”, os profissionais que estão em contato direto com o processo educacional puderam expor suas opiniões. O fortalecimento da equipe escolar foi visto como um dos principais elementos para a requalificação da educação em Várzea Grande. Para a palestrante e diretora da escola “Padre Luís Maria Ghisoni”, Silmara Lopes, a falta de interação entre todos os funcionários acaba dificultando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. “É preciso que a gestão escolar seja compartilhada para que se alcance o sucesso de todos, afinal, a escola não acontece sozinha”.

As atividades pertinentes ao seminário continuam nesta sexta-feira (01.12), das 08 às 17 horas, nas dependências do Centro Profissional em Artes (Abrassa) e da Fundação Eliane Gomes. Nesses espaços, serão ofertadas 19 oficinas com temas que contemplam assuntos como, por exemplo, tipos e critérios adequados para elaboração de questões de prova e a importância do trabalho coletivo na formação continuada dos docentes.

Como serão as protagonistas desta ação desenvolvida pelo setor pedagógico da SMEC/VG, as escolas não poderiam deixar de apresentar aos visitantes e demais participantes suas experiências. No “Práticas em Foco”, as unidades terão espaço para relatar e mostrar seus trabalhos. Na programação desse segundo dia, as apresentações culturais proporcionarão aos alunos, também, participaram com atores principais dessa integração. Ao término das capacitações e trocas de experiências, os participantes receberão certificados da SMEC/VG.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256300/visualizar/