Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 04 de Dezembro de 2006 às 18:39

    Imprimir


A firma de segurança Sophos alertou para o fato de que o novo sistema da Microsoft, Windows Vista, pode estar vulnerável a pelo menos três antigos vírus, sendo dois deles de 2004. De acordo com o site indiano da ZDNet, os worms Stratio-Zip, Netsky-D e MyDoom-O, que representam 39,7% de todo malware que circula na Internet hoje em dia, podem ser executados no novo sistema, sendo que os dois últimos foram vistos em atividade pela primeira vez em 2004.

XP: usuários podem migrar para Linux em vez do Vista Microsoft lança novos Windows e Office Embora o Windows Mail Client, substituto do Outlook na nova versão do sistema, bloqueie as velhas ameaças, a Sophos descobriu que, quando rodando outro programa de email (até mesmo webmail), como o Lotus Notes, os vírus podem passar livremente. Isto pode significar um grande risco para, por exemplo, empresas que deixem funcionários acessar emails pessoais em ambiente de trabalho, conforme noticiou o site SC Magazine.

Os testes começaram após uma declaração de Jim Allchin, vice-presidente da empresa, a respeito da resistência do novo sistema ao malware, dizendo que ficaria feliz por ver seu filho de apenas sete anos usar uma versão bloqueada do sistema que dispensasse ferramentas antivírus.

"O comentário sobre seu filho de sete anos nos deu idéias - vamos ver se o malware roda no Vista", disse Carole Theriault, consultora de segurança sênior da Sophos, que descobriu que roda, sim. Entre os testes realizados estiveram cada um dos dez malwares mais ativos em novembro.

Para Theriault, o Vista é um sistema muito mais seguro que o atual XP, mas seus usuários deverão manter medidas de segurança, como possuir um bom antivírus instalado em seu computador. "O Vista é excelente, mas não mudou realmente o cenário de segurança. Você ainda precisará de, no mínimo, antivírus, firewalls e atualizações", alertou a consultora, para quem a adoção do novo sistema será gradual.

Segundo o site IT Week, a especialista afirmou que, fora as velhas ameaças, novos ataques direcionados aos usuários do Vista deverão ser criados em pouco tempo, o que reforça a necessidade do uso de aplicativos de terceiros para auxiliar no bloqueio de novas ameaças.

Estas foram as primeiras falhas descobertas na versão finalizada do Vista, embora diversos alertas já tenham sido emitidos por empresas de segurança como a Symantec. Na conferência hacker Black Hat, um especialista em segurança polonês conseguiu hackear o sistema através de tecnologias de virtualização.

Antivírus desenvolvidos para usuários do Windows Vista ainda não estão disponíveis no mercado, mas a Sophos planeja lançar uma ferramenta especialmente criada para o novo sistema no primeiro trimestre de 2007.





Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256411/visualizar/