Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Dezembro de 2006 às 11:01

    Imprimir


MANILA - O presidente da Cruz Vermelha nas Filipinas, Richard Gordon, afirmou neste domingo que não descarta a possibilidade de o tufão Durian ter deixado mais de mil mortos em sua passagem pelo leste do arquipélago.

"Calculamos que o número de vítimas poderia chegar a mil, talvez mais", indicou Gordon à imprensa local. Segundo os números da organização humanitária, já são 406 os mortos, enquanto 309 pessoas ainda permanecem desaparecidas.

A maioria das vítimas fatais foi registrada em Albay, 350 quilômetros ao sudeste de Manila, e onde na quinta-feira passada um desmoronamento de terra misturado a cinzas do vulcão Mayon soterrou pelo menos dez povoados.

Com o aumento do número de mortos, a presidente filipina, Gloria Macapagal Arroyo, declarou um estado de calamidade nacional, o que permitirá ao governo desembolsar fundos de maneira mais rápida para financiar as operações de resgate e a recuperação das áreas atingidas pelo tufão.

Um total de US$ 20,13 milhões foi destinado para a assistência humanitária e a reabilitação de várias províncias ao leste do país devastadas pelo Durian, o quarto tufão a castigar o país nos últimos três meses. Estima-se que cerca de 800 mil pessoas tenham ficado desabrigadas após a passagem do tufão.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256682/visualizar/