Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 02 de Dezembro de 2006 às 19:32

    Imprimir


Médicos pernambucanos que atuam em emergências de dois hospitais públicos, um no Agreste e outro no Sertão, participam hoje (2) e amanhã (3) de um curso para se habilitarem a prestar assistência imediata a pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame).

Em cada uma dessas unidades foram instalados equipamentos de informática que ficarão conectados, 24 horas a 13 centros de telemedicina do Brasil, que irão transmitir conhecimentos especializados à distância sobre procedimentos a serem adotados em casos de suspeita das duas enfermidades.

O objetivo da capacitação é reduzir a mortalidade e a possibilidade de seqüelas em conseqüência de infartos ou derramos. Segundo estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde, mais de 14 mil pessoas morrem por ano, em Pernambuco, por causa de doenças cardíacas e outras 4,6 mil, por acidente vascular cerebral.

O gerente de Desenvolvimento Regional da secretaria, Honório Justino, informou que os procedimentos iniciais de emergência adotados pelas equipes médicas no socorro a esses pacientes são fundamentais para evitar seqüelas e mortes. "Estamos descentralizando o atendimento de emergência cardiovascular e garantindo maior segurança e capacidade de recuperação aos pacientes", destacou.

O curso faz parte do projeto Progride (Programa de Capacitação e Conscientização no Infarto e Derrame) nas regiões Norte e Nordeste. A iniciativa é promovida pelo Laboratório Boehringer e Banco de Desenvolvimento Alemão, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e com apoio do Instituto do Coração de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 18 meses, a previsão é de beneficiar 450 médicos de 71 hospitais dessas regiões.

Além da especialização, o projeto também prevê a distribuição de folhetos informativos à população, sobre a importância de adotar medidas de prevenção e reconhecer os sintomas do infarto e do derrame, a fim de facilitar a busca do tratamento emergencial.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256758/visualizar/