Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 01 de Dezembro de 2006 às 13:11

    Imprimir


Numa incomum cerimônia simbólica iniciada à zero hora de hoje, Felipe Calderón empossou parte de seu gabinete de governo e mudou-se para a residência oficial do presidente do México. O presidente eleito do México qualificou o evento inusitado como o início de sua cerimônia de posse e prometeu ir hoje ao Congresso para ser formalmente empossado e fazer o juramento constitucional.

O Parlamento mexicano foi parcialmente ocupado por deputados de oposição que pretendem impedir a posse de Calderón, confirmado vitorioso pela Justiça eleitoral numa votação amplamente denunciada como fraudulenta. A cerimônia na residência presidencial de Los Pinos foi transmitida ao vivo pela televisão mexicana. À meia-noite de ontem, quando terminou formalmente seu mandato presidencial, Vicente Fox entregou a faixa de presidente do México a um adido militar. A faixa deve ser transmitida a Calderón na cerimônia formal de posse.

"Recebi a residência oficial do presidente Fox no início do processo de posse de minha presidência", declarou Calderón. "Mais tarde, irei ao Congresso fazer o juramento constitucional", assegurou. Calderón pediu aos mexicanos que deixem para trás as divisões alimentadas pelas eleições presidenciais de 2 de julho. "Não estou alheio à complexidade do momento político que vivemos nem de nossas diferenças, mas estou convencido de que hoje deveríamos começar a pôr fim a nossos desentendimentos e, a partir de agora, iniciar um novo estágio, colocando os interesses da nação acima de nossas divergências", declarou.

No passado, os presidentes eleitos esperavam pela cerimônia formal, no Congresso, para pronunciar discursos. O candidato da esquerda nas eleições de julho, Andrés Manuel López Obrador, convocou para hoje uma manifestação contra a posse de Calderón. López Obrador denuncia que um amplo esquema de fraude teria assegurado a apertada vitória do conservador Calderón nas eleições presidenciais. O tribunal eleitoral mexicano negou insistentemente os pedidos de recontagem total dos votos e confirmou os resultados oficiais, dando a vitória ao candidato conservador.

Recentemente, López Obrador, também num ato simbólico, tomou posse como presidente paralelo do México. Considera-se improvável que os manifestantes convocados por López Obrador cheguem ao Congresso, já que as forças de segurança isolaram o perímetro da sede parlamentar. Entretanto, a situação no Parlamento tende a ser mais complicada para Calderón. Deputados alinhados com López Obrador estão acampados na sede do Poder Legislativo há três dias e ameaçam obstruir a cerimônia de posse.





Fonte: AE/AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257041/visualizar/