Espanha e Brasil trabalharão juntos no Haiti
O Ministério de Relações Exteriores da Espanha informou que o memorando foi assinado pela secretária de Estado de Cooperação Internacional espanhola, Leire Pajín, e pelo subsecretário-geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior, Ruy Nogueira.
Pajín e Nogueira participaram hoje em Madri da Conferência Internacional para o Desenvolvimento Econômico e Social do Haiti, na qual foi decidida a agilização da ajuda internacional para o país caribenho.
A Espanha e o Brasil realizarão ações conjuntas para recuperarem a cobertura vegetal na bacia do Mapou, no sudeste do Haiti e próxima à fronteira com a República Dominicana, explicou o ministério espanhol através de um comunicado.
Na nota se afirma que a "Espanha tem um grande interesse na cooperação triangular com outros países latino-americanos no Haiti", e que, neste sentido, apoiou este e outros acordos.
Concretamente, foi assinado até agora um memorando de intenções com a Argentina para realizar ações conjuntas no Haiti na área de soberania alimentar, enquanto no México está colaborando na área de tratamento de água e saneamento.
A Espanha reforçou de forma substancial sua cooperação para o desenvolvimento haitiano, tal e como prevê o Plano Diretor da Cooperação Espanhola para o período de 2005 a 2008, que pela primeira vez inclui o Haiti como país prioritário.
Comentários