Doadores terão acesso a novos exames
Durante a sessão desta quinta-feira (30), os deputados derrubaram o veto por 13 votos a 4. “A proposta é simples e objetiva. Estamos dando oportunidade para que mais pessoas possam ajudar a salvar vidas e que elas tenham garantido o direito de fazer um check-up para se prevenir contra doenças. Quem doa sangue merece ter um atendimento especial”, justificou Barreto.
Barreto ressaltou ainda, que a principal análise é de que a ciência mesmo tendo evoluído, não encontrou um substituto para o sangue humano. Ele explicou que quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue para sobreviver, só pode contar com a solidariedade de outras pessoas.
“Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. Mas para quem o recebe, o gesto do doador não é nada simples. Vale a vida”, ratificou. Barreto salientou ainda que os doadores regulares de sangue terão assegurado automaticamente, a partir de três doações anuais para o homem e duas para a mulher, o direito de um check-up em hospitais.
O deputado lembrou que no Brasil, ao contrário de países desenvolvidos, menos de 2% da população doa sangue. Em outros países, esse índice chega a 8%. Segundo o Barreto, o doador já tem acesso a vários exames médicos, que será ampliado mediante a aprovação do projeto de lei. "Quem doa sangue merece atendimento especial”, finalizou.
Comentários