Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 15:57

    Imprimir


A Assembléia Legislativa derrubou o veto do Governo aposto ao projeto de lei que propõe para os doadores regulares de sangue, o direito de um check-up gratuito sobre suas condições de saúde. Segundo o autor do projeto de lei, deputado J. Barreto (PL), o projeto prevê o estímulo á doação de sangue no Estado. O doador de sangue poderá contar com exames gratuitos, além dos rotineiros, também de ácido úrico, colesterol, glicemia, doenças sexualmente transmissíveis e até os preventivos de câncer de próstata, no caso de homens com mais de 45 anos, e mamografia, no caso de mulheres com mais de 35 anos.

Durante a sessão desta quinta-feira (30), os deputados derrubaram o veto por 13 votos a 4. “A proposta é simples e objetiva. Estamos dando oportunidade para que mais pessoas possam ajudar a salvar vidas e que elas tenham garantido o direito de fazer um check-up para se prevenir contra doenças. Quem doa sangue merece ter um atendimento especial”, justificou Barreto.

Barreto ressaltou ainda, que a principal análise é de que a ciência mesmo tendo evoluído, não encontrou um substituto para o sangue humano. Ele explicou que quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue para sobreviver, só pode contar com a solidariedade de outras pessoas.

“Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. Mas para quem o recebe, o gesto do doador não é nada simples. Vale a vida”, ratificou. Barreto salientou ainda que os doadores regulares de sangue terão assegurado automaticamente, a partir de três doações anuais para o homem e duas para a mulher, o direito de um check-up em hospitais.

O deputado lembrou que no Brasil, ao contrário de países desenvolvidos, menos de 2% da população doa sangue. Em outros países, esse índice chega a 8%. Segundo o Barreto, o doador já tem acesso a vários exames médicos, que será ampliado mediante a aprovação do projeto de lei. "Quem doa sangue merece atendimento especial”, finalizou.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257240/visualizar/