Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 13:15

    Imprimir


A economia brasileira registrou uma expansão de 0,5% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A expansão da economia veio dentro das previsões feitas por cinco analistas ouvidos pela Folha Online, que esperavam por um crescimento entre 0,4% e 0,65%.

No segundo trimestre, o PIB cresceu 0,4% (número revisado).

O resultado de julho a setembro foi freado pelos serviços e indústria, que avançaram apenas 0,4% e 0,6%, respectivamente.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 3,2%. As previsões variavam de uma alta de 2,2% a 3,6%.

Nos primeiros nove meses do ano, houve um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado e a expansão anualizada da economia foi de 2,3%.

Segundo o boletim Focus elaborado pelo Banco Central a partir da consulta de mais de cem analistas de instituições financeiras, o PIB deve crescer 2,94% neste ano.

Se confirmado, o resultado deverá ser o pior entre os países emergentes e o segundo menor da América Latina, atrás apenas do Haiti, de acordo com estudo da consultoria Austin Rating.

Segundo analistas, apesar da continuidade do ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic), a economia brasileira ainda carece de mudanças estruturais, como aumento de investimentos, marcos regulatórios e implementação de reformas e corte de gastos do governo.

Indústria

A indústria teve alta de 0,6% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre. A agropecuária subiu 1,1% e os serviços tiveram avanço de 0,4%.

Já o consumo do governo apresentou crescimento de 0,1% no terceiro trimestre. O consumo das famílias subiu 0,5% e completou 13 trimestres consecutivos de alta.

De acordo com o IBGE, a formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos produtivos do país, subiu 2,5% sobre o segundo trimestre. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a expansão foi de 6,3%.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257311/visualizar/