Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 12:08

    Imprimir


Os prefeitos de Mato Grosso estão preocupados com a possibilidade de extinção do Centro Estadual de Educação Profissionalizante e Tecnológica- Ceprotec, por parte do Governo do Estado. O governo sinalizou com a provável extinção da autarquia na mensagem da Reforma Administrativa enviada para a Assembléia Legislativa no dia 10 de novembro. A preocupação dos prefeitos consiste no fato do centro profissionalizante já ter formado, em dois anos e meio de existência, cerca de 20 mil pessoas com cursos que seguem a vocação econômica de cada região.

Atualmente, o Ceprotec está presente em seis pólos de Mato Grosso, com unidades em Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis, Diamantino e Tangará da Serra. No início do ano que vem está prevista a inauguração da unidade de Pontes e Lacerda. Conforme dados da autarquia, ações já foram desenvolvidas em 52 municípios.

Para a prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Alfonso, é preciso saber o que o governo estará propondo para a substituição do trabalho que vem sendo realizado pela autarquia no município. “ Nossa população é muito carente de qualificação profissionalizante. Todos os cursos oferecidos pelo Ceprotec são lotados de participantes”, disse ela. A prefeita salienta que a população do município perderia oportunidade de emprego e renda. “Recentemente oferecemos qualificação para costureiras em função de uma empresa de confecção de jeans que se instalará brevemente em Alta Floresta”, explicou.

Em Tangará da Serra a unidade do Ceprotec foi inaugurada recentemente mas, de acordo com o prefeito Júlio Ladeia, a expectativa em torno do trabalho que começa a ser realizado é muito grande. “Vejo com muita preocupação a possibilidade do Ceprotec ser reduzido a uma simples coordenadoria. Precisa continuar como autarquia”, opina ele lembrando que o governo Blairo Maggi deu um “salto de qualidade” com a implantação do centro profissionalizante.

Por causa do Ceprotec o Estado é modelo no país na Educação Profissionalizante. De acordo com a assessoria da entidade, no início desse mês, Mato Grosso foi destaque na I Conferência Nacional de Educação Profissionalizante e Tecnológica que se realizou em Brasília. O trabalho desenvolvido nos municípios tem servido como modelo para o resto do país.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257324/visualizar/