Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 08:59

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a paralisação das negociações na OMC afeta terrivelmente os países em desenvolvimento. Em discurso na Cúpula África-América do Sul, em Abuja, Nigéria, Lula reclamou do protecionismo dos países ricos. "Queremos ampliar o comércio de bens e serviços para promover o desenvolvimento dos nossos países, mas as barreiras protecionistas dos países ricos fecharam mercados aos nossos produtos", afirmou.

Lula defendeu mudanças na estrutura do Conselho de Segurança da ONU. "O Conselho de Segurança reflete uma ordem mundial que não existe mais", afirmou. "Sua ampliação com novos acentos permanentes ou não permanentes é a chave para torná-lo mais legítimo e democrático", acrescentou.

Faltaram à cúpula os presidentes Néstor Kirchner, da Argentina, Michele Bachelet, do Chile e Hugo Chávez, da Venezuela. Na parte improvisada do discurso, Lula rebateu críticas dos "céticos". "Eu sei que muitas vezes as pessoas dizem que a reunião não aprovou nada e não decidiu grandes coisas para resolver os problemas de cada país", afirmou. "Mas quem faz política sabe que só o fato de reunirmos aqui figuras importantes da África e América do Sul, demonstra que o século 21 poderá ser muito melhor". Depois do pronunciamento do presidente brasileiro discursaram os presidentes da Líbia, Muamar Kaddafi, e da Bolívia, Evo Morales.

Morales fez um discurso típico de esquerda, ressaltando que os países em desenvolvimento devem lutar para "salvar o planeta terra" e garantir melhores condições de vida para os mais pobres. "É difícil defender os pobres, os marginais e os oprimidos. Falta solidariedade", afirmou. Ele ainda citou a invasão do Iraque, sem entrar em detalhes.

A reunião de cúpula se encerra hoje, quando o presidente Lula retornará ao Brasil. Hoje ele se encontrou com o presidente líbio, para um café da manhã no hotel. O encontro estava previsto para ontem, foi adiado e, ainda assim, Kaddafi chegou quase uma hora atrasado.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257389/visualizar/