Amptur busca conscientização sobre o turismo como atividade econômica
A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso Yeda Marli de Assis, enalteceu o trabalho da Amptur nos municípios e disse que o papel mais importante é o de orientar e conscientizar as lideranças sobre a importância da atividade turística como fonte econômica. Conforme Yeda a Sedtur coordenou em diversos municípios, eventos turísticos, como os campeonatos e festivais de pesca, que despertaram a comunidade para a valorização do potencial turístico.“Estabelecemos um planejamento, realizamos diversas palestras visando a organização e a divulgação do turismo. A Amptur também cumpre muito bem o seu papel junto aos municípios, fomentando o turismo e oferecendo um modelo de gestão pública”, assegurou.
O consultor da Amptur, Francisco Lacerda frisou que a entidade define estratégias e articula um conjunto de idéias e ações, que viabilizem o desenvolvimento econômico dos municípios. O trabalho visa compartilhar informações essenciais e estratégicas sobre esta indústria do turismo de forma a nivelar conhecimentos das autoridades e lideranças, condição essencial para uma política de fomento e desenvolvimento turístico. Além de apresentar um modelo de gestão social que organize e integre, num único esforço, o setor público, os empresários e a sociedade civil, para a elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal.
Na avaliação de Lacerda, a motivação e o comprometimento da sociedade são fundamentais. O sucesso depende muito da presença dos segmentos organizados, notadamente das lideranças locais e de professores das redes pública e privada. “Não é possível desenvolver um destino turístico sem uma forte base de educação turística, ambiental e cultural. Por isso o papel dos professores é indispensável neste processo. Buscamos sob a liderança do prefeito e do secretário de educação, a presença dos mestres nos encontros”, garantiu.
Comentários