Cuiabá: adolescentes infratores devem ser transferidos após motim
Terminou o motim iniciado, ontem à noite, por internos do Centro Socioeducativo de Cuiabá, no Complexo do Pomeri. Os jovens exigiam a transferência para outras unidades do Estado. Eles estavam armados com chuços (armas artesanais) e fizeram um agente refém.
Após três horas de negociações, inclusive com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), o agente (identidade não revelada), 48 anos, foi solto sem ferimentos. Os menores devem ser transferidos para unidades em Rondonópolis e Barra do Garças.
Pelo menos três internos, da ala 3, participaram da ação. Na ala vivem 11 adolescentes. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), um dos internos rebelados exigia ser mandado de volta para sua cidade natal, Lucas do Rio Verde.
A juíza da Vara da Infância e Juventude, Gleide Bispo Santos, esteve no local e criticou o descaso da administração pública em resolver a situação do Pomeri. Segundo ela, o local oferece risco a vida dos agentes e dos internos.
Esta foi a segunda rebelião na unidade em menos de uma semana. No sábado (9), um agente foi feito refém por internos da ala 4.
Comentários