Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 06:48

    Imprimir


O curso de pós-graduação lato sensu de Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos começou nesta terça-feira (28.11), no bloco de Letras na Universidade Federal de Mato Grosso promovido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e realizado pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania (NIEVCi), do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em parceria com a Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis (Faecc) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (Funsep) no valor de R$ 147 mil reais.

No total 50 alunos estão participando, sendo que 40 vagas foram distribuídas para a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Guarda Municipal e 10 alunos são da comunidade, o curso terá a duração de um ano e dois meses e contará com a participação de professores, mestres e doutores da UFMT.

Mudar a mentalidade dos servidores públicos criando na administração estadual uma política de gestão voltada para resultados, esse o principal objetivo do curso de Pós Graduação lato sensu em Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos.

O curso de pós-graduação faz parte do Programa Estadual de Segurança Pública, implementado pelo Governo do Estado em 2003 com o objetivo de capacitar os servidores para a melhoria na execução de seus trabalhos em busca de resultados positivos. “Esse modelo de gestão foi elaborado com metas claras e transparentes que pudessem ser medidas ao longo do tempo”, explicou a secretária de Planejamento e Modernização, Thaís Camarinho.

A secretária considera importante o modelo de gestão, a missão da Secretaria que está na formulação estratégica de suas atividades. Ousadia para trabalhar na segurança pública e cidadania é necessário para a execução do nosso trabalho. “Para alcançar a excelência estão sendo qualificados servidores de todas as nossas instituições, preparando-os para melhorar a atuação com a comunidade”, explicou.

“Vamos aprimorar a nossa qualificação, a especialização é oferecida em um ótimo momento para os servidores da área de segurança pública e de extrema importância à todos. Vale destacar a quebra das resistências, e o aprimoramento com investimento na educação, tem de valer o saber e o novo conhecimento. Estamos com delegados, escrivãs e investigadores participando desta capacitação”, afirmou o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, delegado Romel Luiz dos Santos.

Segundo o comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Leovaldo Emanoel Sales da Silva este curso representa um marco para o poder público que passará a ter seus servidores discutindo o tema Direitos Humanos. “É o marco inicial para a transformação no planejamento das ações daqueles que têm a função de atuar na linha de frente das ocorrências”, frisou.

A pró-reitora de pós-graduação da UFMT, Marinês Isaac Meneses, garante que o curso vai trazer um diferencial. “No decorrer desse curso com professores da mais alta competência, a troca de experiências entre os colegas vai provocar discussões para a evolução, e serão refletidas nas monografias que serão apresentadas na conclusão. A produção acadêmica do conhecimento, do buscar e produzir enriquece o nosso conhecimento”, finalizou.

A qualificação dos agentes públicos irá contribuir para a formação do respeito à diversidade e pluralidade dos cidadãos . “A responsabilidade social de trabalhar as políticas públicas são essenciais. Conhecer a sua importância como indivíduo, e suas ações terão com certeza com resultados positivos”, explicou o diretor da Escola de Governo, coronel Almir Balieiro.

Estiveram presentes na aula inaugural a delegada Beatriz de Fátima Figueiredo, diretora da Academia de Polícia, professora Vera Bertolini do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania (NIEVCi), Alessandra Puertas, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), tenente-coronel Evandro Medeiros, delegado Elias Daher, professores entre outros.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257704/visualizar/