Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Novembro de 2006 às 10:45

    Imprimir




Ancara - O papa Bento XVI foi recebido na pista do aeroporto de Ancara pelo primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Os dois apertaram-se as mãos e caminharam por um tapete vermelho até um terminal do aeroporto, onde tiveram uma conversa particular. O pontífice desembarcou hoje na Turquia sob forte esquema de segurança para a primeira visita a um país de maioria muçulmana durante seu pontificado.

No país eurasiático, ele terá duas difíceis missões pela frente: aplacar a insatisfação dos muçulmanos por causa de algumas de suas declarações recentes e superar a divisão com os cristãos ortodoxos. O avião da Alitalia que transportava o papa aterrissou em Ancara em meio a um rigoroso esquema elaborado para evitar qualquer tentativa de provocação de distúrbios durante os quatro dias da visita de Bento XVI à Turquia em uma época de muita tensão entre o Ocidente e o Islã.

"Eu gostaria de expressar minha felicidade por vê-lo em nosso país", disse Erdogan ao papa na presença dos jornalistas. A mais de 40 quilômetros do aeroporto, dezenas de turcos protestavam contra a visita de Bento XVI. Por não conseguirem se aproximar do aeroporto por causa do esquema de segurança, os manifestantes concentraram-se em frente à Secretaria de Assuntos Religiosos, nos arredores de Ancara.

O papa deverá visitar o local ainda hoje. Os manifestantes, ligados a um sindicato conservador de servidores públicos, diziam que Bento XVI não é bem-vindo à Turquia. No domingo, cerca de 25 mil pessoas protestaram em Istambul contra a visita do papa à Turquia. Em setembro, um discurso no qual o líder católico fez uma citação conectando o Islã à violência provocou indignação entre os muçulmanos em todo o mundo e colocou em risco a realização da viagem ao país.





Fonte: Agência de Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257876/visualizar/