Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 14:31

    Imprimir


Procurando diversificar a agricultura familiar no município de Campo Verde, o prefeito Dimorvan Alencar Brescancim solicitou ao Sebrae/MT um estudo de viabilidade de implantação da agricultura orgânica nas pequenas propriedades do município. O Sebrae fez o estudo e constatou inúmeros pontos fortes, dentre eles, uma assistência técnica bem estruturada e localização estratégica, facilitando a comercialização dos produtos.

Na tarde da quarta-feira (22), o Sebrae trouxe até a cidade, o presidente da Cooperagrepa (Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia) de Terra Nova/MT Domingos Vargas. Domingos falou sobre a experiência da cooperativa no norte do Estado que desde 2001 trabalha com produtos orgânicos. O secretário de desenvolvimento agrícola e meio ambiente Aparecido Brito, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e líderes comunitários ligados aos assentamentos, ouviram os relatos e debateram sobre a implantação da agricultura orgânica no município.

Segundo Suênia Souza, assessora da diretoria do planejamento estratégico do Sebrae Mato Grosso, a instituição apóia este setor por entender que a Agricultura Orgânica é uma forma de organizar o segmento da Agricultura Familiar para o empreendedorismo, em face das demandas de um mercado que no Brasil cresce em torno de 30% ao ano.

Para o secretário Aparecido Brito, a agricultura orgânica é uma tendência mundial. “É mais que uma tendência eu diria, é um conceito de mercado. As pessoas estão optando por produtos mais saudáveis e esse nicho de mercado ainda está aberto”, disse. No final do encontro ficou decidido que será contratada uma empresa certificadora que analisará as áreas passíveis de cultivo orgânico, depois, agrupar os agricultores familiares e articular as questões necessárias para desenvolvimento do Projeto. “Nossa expectativa é de que em fevereiro de 2007 já estejamos trabalhando estruturados dentro de alguns assentamentos”, disse Suênia.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/258029/visualizar/