Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Novembro de 2006 às 16:49

    Imprimir


Dezessete policiais brasileiros concluíram esta semana sua instrução na Escola Anti-seqüestro da Colômbia, segundo fontes oficiais.

Os especialistas colombianos "compartilharam sua experiência com colegas brasileiros" na Escola de Suboficiais da Polícia Gonzalo Jiménez de Quesada em Sibaté, localidade vizinha a Bogotá.

Os 17 policiais brasileiros se somam aos cerca de 500 membros dos Grupos Gaula (Grupos de Ação Unificada pela Liberdade Pessoal) colombianos, que receberam orientação, tanto na investigação como em técnicas de combate nas áreas urbanas e rurais, aplicadas a operações contra o seqüestro e a extorsão.

Durante um mês, os policiais brasileiros foram capacitados para produzir e fornecer ferramentas para a análise e identificação, prevenção e investigação dos crimes, acrescentaram as fontes. O programa incluiu também instrução para orientar as famílias das vítimas.

Entre as atividades complementares do curso, os alunos brasileiros visitaram a Direção Central de Polícia Judicial, na qual "ampliaram seus conhecimentos nas técnicas de intercepção de telefonia celular, comparação de vozes, DNA e balística".

Os agentes também "conheceram os laboratórios de criminalística e documentologia".

A Escola Anti-seqüestro, que recebe apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos através da Agência de Assistência Contra o Terrorismo, funciona na Colômbia desde 2003.

O Brasil é o segundo país a receber treinamento, depois do Paraguai, ao qual a Colômbia presta assessoria, tanto policial como legal, no tratamento de delitos de seqüestro e extorsão desde o primeiro semestre de 2005.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/258325/visualizar/