Repórter News - reporternews.com.br
Jornada Científica debate educação profissional
A 5ª Jornada Científica de Cáceres, encerrada nesta sexta-feira (24), discutiu os caminhos para o desenvolvimento da Educação Profissional em Mato Grosso. O evento foi realizado em conjunto com a 1ª Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste e a 1ª Jornada da Produção Científica do Estado de Mato Grosso.
“O evento atingiu a meta prevista, com os objetivos plenamente alcançados e houve marcante presença de público. Nós da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da Secitec fomos engajados nessa ação que foi extremamente positiva com a interação com a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, o Ministério da Educação e demais parceiros”, destacou a coordenadora Nelci Salete Basso. Além dos temas apresentados e discutidos nas seis mesas redondas houve ainda a realização das 20 oficinas temáticas de capacitação.
Nelci Basso destaca o último tema debatido na manhã desta sexta-feira que foi sobre a “Educação Profissional e Técnica de Nível Médio: Organização Curricular e Avaliação”. Este tema teve por debatedores a professora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e a professora da Seduc-MT, Aidê Fátima Campos Caetano.
Conforme Nelci, o assunto abordado trouxe um claro esclarecimento sobre como as escolas profissionalizantes devem proceder para formarem cada uma a sua própria identidade referente ao trabalho oferecido seja de âmbito administrativo ou pedagógico.
“A idéia é podermos contar com um movimento entre professores, alunos e a comunidade que seja uma base de sustentação para que se construa no coletivo essa organização curricular e que venha expressar a realidade local ou regional da instituição”, diz Nelci.
Já quanto ao mérito da avaliação de alunos ela frisa que não basta a nota pela nota em si, mas vai muito mais além, porque também envolve o trabalho do professor, do gestor da instituição de ensino e do aluno e todos numa interrelação com a sociedade. “Além do mais, a avaliação numa instituição de ensino tem a premissa quando é feita continuamente visando superar as dificuldades que possam surgir”, completou.
Apresentações culturais
O público também pôde participar de momento descontraído ao final das duas últimas tardes (19h) quando acompanhou diversas apresentações culturais (teatro, dança e música) ao ar livre na Praça do Rio Branco.
A 5ª Jornada Científica de Cáceres foi realizada pela Escola Agrotécnica Federal de Cáceres com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Unemat, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MT) e do Ministério da Educação.
“O evento atingiu a meta prevista, com os objetivos plenamente alcançados e houve marcante presença de público. Nós da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da Secitec fomos engajados nessa ação que foi extremamente positiva com a interação com a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, o Ministério da Educação e demais parceiros”, destacou a coordenadora Nelci Salete Basso. Além dos temas apresentados e discutidos nas seis mesas redondas houve ainda a realização das 20 oficinas temáticas de capacitação.
Nelci Basso destaca o último tema debatido na manhã desta sexta-feira que foi sobre a “Educação Profissional e Técnica de Nível Médio: Organização Curricular e Avaliação”. Este tema teve por debatedores a professora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e a professora da Seduc-MT, Aidê Fátima Campos Caetano.
Conforme Nelci, o assunto abordado trouxe um claro esclarecimento sobre como as escolas profissionalizantes devem proceder para formarem cada uma a sua própria identidade referente ao trabalho oferecido seja de âmbito administrativo ou pedagógico.
“A idéia é podermos contar com um movimento entre professores, alunos e a comunidade que seja uma base de sustentação para que se construa no coletivo essa organização curricular e que venha expressar a realidade local ou regional da instituição”, diz Nelci.
Já quanto ao mérito da avaliação de alunos ela frisa que não basta a nota pela nota em si, mas vai muito mais além, porque também envolve o trabalho do professor, do gestor da instituição de ensino e do aluno e todos numa interrelação com a sociedade. “Além do mais, a avaliação numa instituição de ensino tem a premissa quando é feita continuamente visando superar as dificuldades que possam surgir”, completou.
Apresentações culturais
O público também pôde participar de momento descontraído ao final das duas últimas tardes (19h) quando acompanhou diversas apresentações culturais (teatro, dança e música) ao ar livre na Praça do Rio Branco.
A 5ª Jornada Científica de Cáceres foi realizada pela Escola Agrotécnica Federal de Cáceres com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Unemat, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MT) e do Ministério da Educação.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/258474/visualizar/
Comentários