Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Novembro de 2006 às 10:41

    Imprimir


Com o programa Agente Jovem, meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social ganham uma oportunidade ocupacional diferenciada. E aprendem, na prática, a se tornarem cidadãos produtivos

Produtos confeccionados com matéria-prima de origem do cerrado mato-grossense como colares, doces, biscoitos e artesanatos, serão expostos durante “I Encontro dos Povos do Cerrado e Feira”, em Brasília. Os responsáveis por esses trabalhos que começam a ter repercussão nacional são jovens várzea-grandenses, integrantes do programa Agente Jovem, da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

No período de 23 a 26 de novembro, na Torre de TV – Centro, em Brasília, o Programa Municipal vai apresentar o resultado das ações sócioeducativas desenvolvidas com 100 adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

"Além de fortalecer e valorizar os produtos do cerrado estaremos, mostrando nossa cultura e reintegrando esses jovens por meio do intercâmbio. Com certeza todos se sentirão orgulhosos e valorizados, de estarem expondo e comercializando seus trabalhos em outro Estado", declarou a secretária da pasta, Cely Almeida.

O programa trabalha com jovens, a partir de 15 anos de idade, em atividades centradas em quatro eixos: educação, saúde, meio ambiente e cidadania. De acordo com Cely Almeida, na prática, são ministradas oficinas de artes cênicas, cursos de informática, danças folclóricas, oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis, além de serem estimulados a desenvolver ações voluntárias junto à sociedade.

O PROGRAMA - O Programa Agente Jovem faz parte do serviço de Proteção Social Básica da Prefeitura de Várzea Grande e, tem como público alvo, jovens de 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, que fazem parte de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Visa proporcionar experiências práticas mantendo a sua permanência no sistema educacional e com a finalidade de inseri-lo no mundo do trabalho.

De acordo com a secretária, o programa prioriza o atendimento a jovens egressos de programas sociais, como o PETI; os que estejam fora da escola, os oriundos de programas de atendimento a situações de exploração sexual e os que estejam sob medida de proteção, aos quais se atribui o cometimento de atos infracionais (egressos ou em liberdade assistida).

”Esse programa visa o desenvolvimento pessoal, o social e o comunitário. Buscamos proporcionar capacitação teórica e prática, através de atividades que não configuram trabalho, mas que possibilitam, de fato, a permanência do jovem no sistema de ensino, preparando-o para futuras inserções no mercado”, explicou Cely.

COMO FUNCIONA - A partir das demandas da Prefeitura de Várzea Grande, o Governo Federal analisa, discute prioridades e orienta sobre a seleção dos jovens. O Ministério se responsabiliza pelo treinamento nas áreas de saúde, cidadania e meio-ambiente, financiando 300 horas-aula com capacitadores e orientadores sociais e uma bolsa de R$ 65,00 paga diretamente ao jovem, durante os doze meses em que ele estiver inserido no programa e atuando em sua comunidade.

A prioridade para a implantação do Programa Agente Jovem é o atendimento onde possuem maior concentração de jovens em situação de risco associada ao baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

OBJETIVOS - Criar condições para inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema de ensino; Promover sua integração à família, à comunidade e à sociedade; Desenvolver ações que oportunizem o protagonismo juvenil; Preparar o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento social de sua comunidade; Contribuir para a diminuição dos índices de violência, uso de drogas, DSTs e Aids e gravidez não planejada; Desenvolver ações que facilitem sua integração e interação, para quando estiver inserido no mercado de trabalho.

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA - Pode participar do Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano: jovens com idade entre 15 e 17 anos que estejam fora da escola; egressos do PETI e/ou programas sociais; que estejam envolvidos em situações de contravenção; que estejam sob medida protetiva; oriundos de Programas de Atendimento à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes; dez por cento das vagas de cada município são necessariamente destinadas a adolescentes portadores de algum tipo de deficiência.

RECEBIMENTO DA BOLSA - O pagamento da bolsa é realizado através do sistema bancário, ou com a utilização de cartão magnético ou via município, aos jovens inscritos no Programa.

Para receber a bolsa, é preciso que: o jovem esteja regularmente cadastrado; o município cumpra todas as normas previamente estabelecidas pelo programa; e, o adolescente participe, no mínimo, de 75% do total de aulas na escola e das atividades previstas. (Com Ministério de Desenvolvimento Social)





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/258920/visualizar/