Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Novembro de 2006 às 09:29

    Imprimir




A Polícia Federal realiza hoje operação para prender empresários, advogados e contadores envolvidos em uma organização criminosa responsável por rombo estimado em R$ 1 bilhão pela Receita Federal. Cerca de 50 mandados de prisão e busca estão sendo executados em seis Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Alagoas e Distrito Federal. Já foram presas 20 pessoas, entre elas o deputado federal eleito Juvenil Alves (PT-MG), que foi preso em sua casa em Belo Horizonte, capital onde ficaria a sede da organização criminosa especializada em crimes financeiros. Em São Paulo, estão sendo executados mais sete mandados de prisão.

A operação intitulada "Castellana" envolve 250 policiais federais e 120 auditores da Receita. Todas as prisões, buscas e seqüestros de bens foram autorizados pela Justiça Federal especializada em lavagem de dinheiro de Belo Horizontes. As prisões temporários de cinco dias foram decretadas para não ocorrer coação de testemunhas.

O esquema de fraude faz uso de sociedades anônimas, estabelecidas no Uruguai e na Espanha, em nome de laranjas, para ocultar e dissimular valores e bens de empresários brasileiros. Desta forma, lavagam de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal eram realizadas legalmente, na chamada "blindagem patrimonial".

Os escritórios de advocacia do grupo eram responsáveis por todos os trâmites burocráticos das empresas no exterior e no Brasil. Além das empresas de fachada, arregimentavam "laranjas" para manter as empresas ativas e regulares no exterior, com registro em ordem nos órgãos fiscalizadores. Para acompanhar as diligências nos escritórios de advocacia envolvidos, foram convocados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em quatro Estados.

Muitas das técnicas descobertas na operação já haviam sido identificadas na operação Monte Éden, de junho de 2005, quando foram presas 28 pessoas.

Deputado eleito Juvenil Alves, eleito para seu primeiro mandato com 110 mil votos, foi preso hoje em sua casa no bairro Belvedere, zona sul de Belo Horizonte. O advogado é proprietário de uma série de empresas de informática e escritórios tributaristas. Na sua declaração de gastos de campanha, estimou seus gastos em R$ 450 mil.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/258946/visualizar/