Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 22 de Novembro de 2006 às 13:24
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Barra do Bugres, MT - O Brasil alcançou a maturidade como nação soberana e o biodiesel é uma de suas revoluções. Esta foi à avaliação feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a inauguração da usina de biodiesel na tarde desta terça-feira (21.11), em Barra do Bugres (168 km a Médio Norte de Cuiabá). O projeto do biodiesel começou a tomar corpo no governo há dois anos quando foi criado um grupo de trabalho envolvendo 13 ministérios, além de representantes do meio empresarial, sindical e de trabalhadores. De lá para cá, já são 3.500 postos que vendem o combustível (34 em Mato Grosso) e estão marcados leilões para a compra de 840 milhões de litros do biodiesel.

Na década de 80, cerca de 90% dos carros usavam o álcool combustível, mas à época, por não ser mais economicamente viável (por causa da queda do preço do petróleo), os empresários deixaram de investir. Lula disse que foi em seu governo que começou a retomada da produção de álcool. “Em se tratando da agroenergia, na produção de álcool e de biodiesel, o mundo não pode competir com o Brasil”, afirmou o presidente, destacando que a agricultura familiar está sendo beneficiada por conta dos leilões garantindo o emprego a 205 mil famílias.

Em seu discurso, Lula disse também que não se deve brincar com a economia brasileira. “Não peçam mágicas. Não abriremos mão da responsabilidade fiscal. Esse país vai ter que aprender a ganhar dinheiro produzindo com responsabilidade, fazendo distribuição de renda com responsabilidade e esse país está preparado para isso”.

O presidente também cobrou seriedade nas relações com o mercado internacional. Ele lembrou que em determinada época quando crescia o mercado internacional do açúcar, se diminuía a produção do álcool e aumentava a de açúcar. “O mundo inteiro está de olho no álcool e no biodiesel. Nós temos que ter cotas para entregar tanto ao mercado externo como no interno. O mundo tem que saber que se tiver um carro a álcool tem que ter o combustível”.

Em sua avaliação, se o governo mantiver políticas públicas corretas, incentivando a indústria e a Petrobras assumir “que é cúmplice na produção de biodiesel, podermos dizer que em poucos anos o mundo não será mais escravo do petróleo”, afirmou Lula, que aproveitou para elogiar o empresário João Nicolau Petroni, diretor-presidente da Barralcool. “Tenho orgulho em ver esta empresa investindo”, disse. Lula aproveitou para garantir que haverá investimentos para a criação de institutos de pesquisa de ponta para buscar tecnologias avançadas para que o Brasil ganhe cada vez mais espaço.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259150/visualizar/