Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 22 de Novembro de 2006 às 10:59

    Imprimir


O jornal 'Correio Braziliense' recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra decisão que concedeu direito de resposta ao governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), em razão de notícia publicada naquele veículo no dia 14 de setembro, ligando o então candidato à máfia das ambulâncias.

Na matéria, intitulada "Sanguessugas agiram na gestão de Serra", o jornal afirmou ter obtido documentos que mostravam que Serra, quando ministro da Saúde, teria conhecimento da movimentação de parlamentares para aprovar emendas que distribuíram ambulâncias superfaturadas para o Estado de Mato Grosso.

Contra essa reportagem, que teve chamada de capa, José Serra ajuizou pedido de direito de resposta, concedido pelo juiz eleitoral de primeira instância após a retirada de trechos da resposta considerados ofensivos ao 'Correio'.

O jornal, então, apelou ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Como não obteve êxito, recorreu ao TSE.

O 'Correio' alega que a notícia contestada teve a única preocupação de narrar fato de extrema repercussão social, sem emitir juízo de valor sobre a conduta de José Serra. Argumenta, ainda, que dizer que o ex-ministro da Saúde é considerado suspeito de participar do esquema de venda superfaturada de ambulâncias está longe de ser considerada afirmação sabidamente inverídica, pois a CPI instalada no Congresso Nacional já concluiu que o esquema teve início na gestão de Serra no Ministério da Saúde.

Com apoio nesses argumentos, o jornal pede ao TSE que o direito de resposta seja negado diante da inexistência de qualquer ofensa que o justifique e da inadequação do texto da resposta, que teria permanecido ofensivo ao 'Correio'. O relator do recurso, ministro Gerado Grossi, já encaminhou o processo para a Procuradoria Geral Eleitoral para a elaboração de parecer.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259175/visualizar/