Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 21 de Novembro de 2006 às 14:11

    Imprimir


O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno, admitiu hoje, em audiência pública no Senado, a possibilidade de que teria havido equívoco do controle aéreo durante a coordenação do vôo do Legacy antes de chocar-se com o Boeing da Gol, que levou à morte de 154 pessoas.

Com o cuidado de falar sobre sua experiência como piloto da Aeronáutica e não baseado em fatos da investigação do acidente, Bueno afirmou que o Legacy perdeu comunicação com Brasília e deixou de transmitir em qual altitude estava; o radar, então, teria mantido os dados do plano de vôo. Ou seja, no radar o Legacy estaria a 36 mil pés (conforme o plano de vôo), mas, na realidade, estava a 37 mil pés.

"O controlador apenas confiou no que o equipamento dizia. O que não sabemos é porque a comunicação dos pilotos do Legacy e o transponder voltaram a funcionar normalmente após a colisão", disse Bueno.

O choque com o Boeing da Gol ocorreu justamente a 37 mil pés. De acordo com o plano, o Legacy decolaria a 37 mil, cairia para 36 mil quando passasse por Brasília e após um ponto virtual após a capital federal subiria para 38 mil pés de altitude.

Participam da audiência pública o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Milton Zuanazzi, o ministro da Defesa, Waldir Pires, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, além de Bueno e do presidente do sindicato das empresas aeroviárias, Marco Antonio Bologna. Também comparece à reunião dos senadores o presidente do sindicato de controladores, Jorge Botelho.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259406/visualizar/