Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 21 de Novembro de 2006 às 11:35

    Imprimir


Jacarta, 21 - A falta de chuvas induzida pelo fenômeno climático El Niño deve afetar a produção de várias commodities agrícolas importantes para a Indonésia neste ano e no próximo, dizem funcionários do governo. Cacau e borracha, duas culturas amplamente difundidas nas ilhas do leste da Indonésia, serão provavelmente afetadas, já que essas áreas estão mais sob a influência do El Niño que outros lugares da nação-arquipélago. Mas o óleo de palma bruto, principal produto do setor de commodities, deverá escapar em grande medida dos efeitos do El Niño, uma vez que a cultura da palma se propaga por diversas regiões do país.

Já sob o efeito de uma extensa estação seca, as ilhas ao leste deverão ter baixos índices de chuva. O secretário-geral da Associação de Cacau da Indonésia, Zulhefi Sikumbang, disse que a falta de chuva impede os produtores de cacau de colher sua tradicional "safra do meio", pois os brotos de cacau ainda não amadureceram.

"A estação seca está bastante longa, mais de sete meses (até agora)", disse Sikumbang. "Até hoje não choveu em Sulawesi", a principal região produtora de cacau da Indonésia. "Não há cacau, não há safra", disse Sikumbang said. "As notícias não são boas." A falta de uma "safra do meio" poderia reduzir a produção total de cacau da Indonésia para 425.000 toneladas neste ano, de 500.000 toneladas no ano passado, disse Sikumbang. As informações são da Dow Jones. (Ana Maria Mandim)





Fonte: Agência de Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259457/visualizar/