Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Novembro de 2006 às 08:08
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


Começou nesta segunda-feira (20.11), no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, o 1º Encontro de Médicos Veterinários dos Programas Oficiais de Sanidade de Herbívoros. O evento reúne mais de 200 médicos veterinários responsáveis pelo serviço de defesa animal do Brasil. Tanto representantes dos órgãos estaduais quanto federais de todos os Estados. Eles vão discutir os Programas Nacionais de Sanidade dos Eqüídeos e Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose, além do Programa de Raiva dos Herbívoros e Encefalopatias.

A abertura do encontro foi feita pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jamil Gomes de Souza, o superintendente Federal da Agricultura em Mato Grosso, Paulo Bilego e pelo presidente do Instituto Nacional de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Décio Coutinho.

O presidente do Indea explica que herbívoros são todos os animais ruminantes, bovinos, eqüídeos ( eqüinos e moares – cavalos e burros), ovinos e caprinos.

O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento destacou que a escolha de Mato Grosso para sediar o encontro se deu justamente pela importância do Estado na pecuária. “Mato Grosso tem tido uma participação extremamente importante com o Ministério da Agricultura e a própria interação entre setor privado e autoridades estaduais favorecem a realização deste evento aqui”, afirmou Jamil Gomes Souza.

Todos os programas discutidos neste encontro estão em pleno funcionamento em Mato Grosso, segundo Décio Coutinho o Estado tem o maior rebanho bovino (10.402.488 cabeças de gado) e maior rebanho de eqüídeos (641 mil cabeças), é também o que mais cresce em criação de ovinos e caprinos no País.

Para o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Décio Coutinho, o encontro é mais uma oportunidade para que a política de sanidade animal seja colocada em pauta e unificada as estratégias de trabalho e ações nos Estados.

Serão três encontros distintos durante uma semana. De hoje (20) a quarta-feira (22) será sobre Programa Nacional de Sanidade dos Eqüídeos; nos dias 23,24 e 25 ocorre o encontro para discussão do Programa de Raiva dos Herbívoros e Encefalopatias e nos dias 27 e 28 será discutido o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose.

Entre os assuntos a serem debatidos estão a apresentação das atividades desenvolvidas em cada região brasileira do Programa Nacional de Sanidade dos Eqüídeos, desenvolvido junto aos Estados pelo Mapa, doenças que atingem os eqüídeos, como a Anemia Infecciosa; trânsito desses animais; programa estadual de controle da raiva dos herbívoros, entre outros.

Representantes do Fundo Emergencial contra a Febre Aftosa (Fefa), Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Famato).





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259524/visualizar/