Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 21 de Novembro de 2006 às 07:42

    Imprimir


Um acordo para o restabelecimento das relações entre os dois países foi anunciado em Bagdá pelos ministros do Exterior dos dois países, o iraquiano Hoshyar Zebari e o sírio Walid Muallim.

Correspondentes dizem que o Iraque espera que a medida ajude a conter o fluxo de militantes que entram no país vindos da Síria.

As relações entre os dois vizinhos foram cortadas em 1982, durante o governo de Saddam Hussein e pouco depois do início da guerra entre o Iraque e o Irã.

Segurança

Tanto a Síria como o Iraque foram governados por alas concorrentes e antagônicas do movimento pan-árabe baatista.

Muallim, que está em Bagdá desde domingo, é o oficial sírio de mais alto escalão a visitar o Iraque desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.

O porta-voz do governo iraquiano Ali al-Dabbagh descreveu a restauração dos laços diplomáticos como "histórica".

"O encontro entre Síria e Iraque foi coroado com a declaração de uma nova era com a participação dos irmãos sírios na restauração da segurança e estabilidade em conjunto com o Iraque", disse ele à agência de notícias Associated Press.

Zebari disse que ambos os lados concordaram em cooperar em questões de segurança.

Eles também concordaram em permitir a permanência de forças americanas no Iraque pelo tempo que for necessário.

A medida veio no momento em que ganhava força, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, a proposta de envolver Síria e Irã no processo de estabilização do Iraque.

O presidente iraquiano, Jalal Talabani, aceitou um convite para visitar o Irã no sábado.

Irã

Há informações de que o presidente da Síria, Bashar al-Assad, também poderia visitar o Irã, mas ainda não houve confirmação de Damasco.

O governo americano reagiu com cautela ao anúncio da visita de Talabani ao Irã, mas analistas dizem que a Casa Branca estaria mais disposta a aceitar o envolvimento da diplomacia regional no Iraque desde a derrota dos republicanos nas eleições de 7 de novembro.

A idéia de negociações diretas entre Washington, Síria e Irã esté sendo amplamente discutida no país.

Mas o correspondente da BBC em Bagdá David Loyn disse que os eventos na região estão se sucedendo a uma velocidade inesperada e até indesejada em Washington e Londres a essa altura dos acontecimentos.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259534/visualizar/