Votação no Paraguai tem processo tranqüilo e com baixa adesão
O presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TJSE), Alberto Ramírez Zambonini, disse pouco antes de terminar a votação que a participação ficou em torno de 35%, entre outras razões pela chuva em quase todo o país.
O mau tempo impediu a votação em pelo menos três municípios do sul e centro do país e atrasou o início do processo em centros rurais por causa da falta de energia para fazer funcionar as urnas eletrônicas.
Ramírez Zambonini destacou a normalidade da jornada eleitoral, embora os representantes de diferentes partidos tivessem denunciado incidentes menores vinculados com indução ao voto e propaganda eleitoral frente aos colégios.
Os primeiros resultados extra-oficiais vão ser conhecidos antes da meia-noite, mas vários meios de imprensa anunciarão as pesquisas de boca-de-urna uma hora depois do fechamento dos colégios eleitorais, como prevê a legislação eleitoral.
Um total de 14 partidos políticos e 48 movimentos locais e regionais participaram do pleito, mas a principal disputa foi entre os candidatos do Partido Colorado, no poder desde 1947, e as principais forças opositoras.
Comentários