Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 19 de Novembro de 2006 às 14:29

    Imprimir


A Polícia britânica investiga o suposto envenenamento de um ex-espião russo, crítico do regime de Vladimir Putin, que ficou doente há poucos dias após se reunir com um contato em um restaurante de Londres, informa hoje a imprensa britânica.

Alexander Litvinenko, ex-agente secreto da KGB exilado no Reino Unido, foi internado no começo deste mês no hospital londrino University College, onde atualmente se recupera de um envenenamento que Scotland Yard considera "suspeito".

O estado da vítima é "grave mas estável", indicaram fontes da Polícia.

Segundo a imprensa, acredita-se que o veneno empregado foi tálio, um metal incolor e inodoro altamente tóxico que antigamente se usava para matar ratos e formigas.

Alguns de seus principais efeitos são a perda do cabelo e danos no sistema nervoso periférico, pulmões, coração, fígado e rins.

O jornal "Mail on Sunday" aponta que Litvinenko estava investigando o assassinato no mês passado em Moscou da jornalista russa Anna Politkovskaya, dissidente do regime de Putin, quando supostamente foi envenenado em um restaurante da praça de Picadilly.

O ex-agente secreto tinha se reunido nesse estabelecimento com um contato que lhe entregou papéis que supostamente continham uma lista de nomes dos supostos assassinos, acrescenta o periódico.

Amigos da vítima asseguraram ao jornal que o ex-agente perdeu o cabelo e tem dificuldades para falar.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259864/visualizar/