Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 18 de Novembro de 2006 às 13:22

    Imprimir


O ministro da Defesa, Waldir Pires, disse nesta sexta-feira (17) que não descarta a possibilidade de ocorrerem novos atrasos em vôos nos próximos feriados e festas de fim de ano.

O temor vem do fato do número insuficiente de controladores de tráfego aéreo no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília. Para tentar resolver a crise no setor aéreo, ele defendeu a criação de um órgão público específico, vinculado ao governo, para gerenciar o tráfego aéreo civil.

Para Pires, a defesa aérea tem que continuar com a área militar, mas o controle aéreo civil, a exemplo do que já ocorre em outros países, pode sofrer modificações. Ele ressaltou, no entanto, que essa é uma opinião pessoal, mas que não acredita em resistência da aeronáutica. "O Comandante da Aeronáutica estava sentado à mesa de reuniões", disse, após participar de uma reunião nesta sexta-feira com 17 integrantes de um grupo de trabalho que estuda o futuro da carreira de controlador aéreo.

O ministro destacou a urgência em se discutir essa questão e disse esperar até que os trabalhos se encerrem antes do prazo de 60 dias, o que demonstraria a "vontade política" do governo de discutir o assunto e resolver o problema da carência de controladores de vôo no país.

Para os próximo feriados e festas de fim de ano, Waldir Pires não descartou a possibilidade de ocorrerem novos atrasos nos principais aeroportos do país. O temor vem do fato do número insuficiente de controladores de tráfego aéreo no Cindacta 1.

No Rio de Janeiro, passageiros enfrentaram problemas em avião da Gol e passam a madrugada no aeroporto. Não foram registrados atrasos nos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em Minas Gerais o movimento também foi tranqüilo na manhã deste sábado, com apenas cinco atrasos: três no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e dois no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260062/visualizar/