Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 16 de Novembro de 2006 às 09:57

    Imprimir


Brasília - Pesquisa divulgada ontem, em Curitiba, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), revela que 98,5% dos juízes estão convencidos de que "a ação nefasta e endêmica da corrupção" na administração pública é a maior causa da estagnação. Os juízes (95,4% deles) querem a atualização da tipificação dos crimes eleitorais como forma de evitar a reedição do mensalão no Congresso. Para 97,7%, o nível educacional da população também emperra o crescimento e 97,5% deles condenam a carga tributária, considerada muito alta.

A pesquisa ouviu cerca de 3 mil juízes de todo o País e foi coordenada pela socióloga Maria Tereza Sadek, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP). A apuração de Maria Tereza, intitulada 'Desenvolvimento: uma questão de Justiça' foi apresentada na abertura do XIX Congresso Brasileiro de Magistrados, que vai até sábado na capital do Paraná.

Os juízes defendem ainda a limitação dos custos das campanhas (92, 55%), o voto facultativo (71,7%) e o fim da reeleição (69,7%). A demora no encerramento do processo judicial é apontada como uma das causas da impunidade, mas 96, 3% atribuem ao sistema processual, com seus muitos recursos legais, a culpa por essa morosidade.

"Ao contrário do que se pode pensar, os juízes estão conscientes das conseqüências de suas decisões na sociedade", afirma Rodrigo de Carvalho Collaço, presidente da AMB. Ele anota que os juízes querem o endurecimento da legislação penal. "No Brasil as pessoas ficam muito pouco tempo na prisão", lamenta Collaço.P (Fausto Macedo





Fonte: Agência de Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260302/visualizar/