Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 15 de Novembro de 2006 às 10:31

    Imprimir


Todos os postos do Programa Saúde da Família (PSF) de Cuiabá vão passar a distribuir a multimistura às famílias assistidas pelo programa, a partir do próximo ano.

O complemento alimentar também será misturado às refeições das crianças de até cinco anos de idade, nas creches e escolas municipais municipais. “Esta é uma das minhas prioridades para o próximo ano. A multimistura reduz o índice de mortalidade infantil por carência nutricional e impede que as crianças adoeçam”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Olete Ventura. Nas unidades básicas de Saúde a multi-mistura será distribuída também às mulheres grávidas.

De acordo com Olete Ventura, ele firmou um acordo com a Secretaria de Educação do município para um trabalho em conjunto, que vai resultar na melhoria da qualidade da saúde das crianças assistidas pelas creches.

A multimistura é preparada com 70% de farelo de arroz (que não contém glúten), 15% de pó de folha de mandioca e 15% de pó de semente de gergelim. Outras folhas verde-escuras, sementes de abóbora e melancia, além de cascas de alimentos também podem ser acrescentadas ao complemento alimentar.

Ontem (terça-feira), a pediatra e nutróloga, Clara Terko Takaki Brandão, proferiu palestra no II Seminário Mato-grossense de Produtos Naturais, promovido pela prefeitura de Cuiabá. A médica, que trabalha há vinte anos como incentivadora do uso da multi-mistura, ficou entusiasmada com a iniciativa de Cuiabá. “Isso é ótimo. A multimistura já é usada em quase todo o Brasil e em mais de 15 países”, comemorou.

De acordo com ela, quando a gestante usa a multimistura, o parto é mais tranqüilo, a criança nasce bem nutrida e o leite materno desce mais fácil. A multi-mistura também é indicada para eliminação da cólica menstrual, equilíbrio hormonal, e reduz incidência de má formação congênita do feto, se ingerida nos quatro meses que antecedem a gravidez.

Uma colher de sopa do pó da multimistura equivale a 30% dos alimentos que um adulto necessita consumir diariamente para ter uma vida saudável. Esta medida é indicada inclusive para crianças. Nos casos de desnutrição grave, a medida pode aumentar gradativamente, de acordo com a indicação médica.

Homeopatia – A partir do próximo ano a prefeitura de Cuiabá também vai implantar a homeopatia na rede pública de Saúde. Segundo a médica homeopata Otília Teófilo, em Cuiabá uma pediatra especialista em homeopatia atende crianças pelo Sistema Único de Saúde, no Centro de Especialidades Médicas. De acordo com ela a Secretaria Municipal de Saúde deve criar um Centro de Referência em homeopatia em 2007. A partir de 2008, a intenção é ampliar o serviço, com homeopatas em todas as unidades básicas de saúde.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260530/visualizar/