Repórter News - reporternews.com.br
Sedtur realiza Encontro de Qualificação e Negócios Turísticos
Ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT), Sebrae e Senac foram apresentadas na manhã desta terça-feira (14.11) durante o 2º Encontro de Qualificação e Negócios Turísticos, realizado no auditório do Senac. O objetivo principal do Encontro é esclarecer para os empresários do setor turístico as ações e os programas desenvolvidos por esses órgãos e pelo Ministério do Turismo. Além disso, o Encontro visa fortalecer os três principais roteiros internacionais em formatação do Estado: Travessia do Pantanal, Roteiro Xingu e do Pantanal à Amazônia. O evento acontecerá até às 18h.
Segundo a coordenadora de Controle de Qualidade e Serviços Turísticos da Sedtur, Leila Cristina de Souza Cunha, as pessoas que trabalham com turismo precisam conhecer os projetos desenvolvidos pelo Ministério do Turismo. Um exemplo é o sistema para cadastro dos prestadores de serviços turísticos e profissionais de turismo, denominado Cadastur. “Para participar de outros projetos desenvolvidos pelo Ministério, é necessário que os empresários façam esse cadastramento disponível no site www.cadastur.turismo.gov.br, e tragam os formulários preenchidos na Sedtur”, afirmou a coordenadora.
Os setores que podem participa do Cadastur são: agências de turismo; meios de hospedagem; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; guias de turismo e bacharéis em turismo. Os benefícios para aqueles que fazem o cadastro são as possibilidades de divulgação de produtos e destinos nos sites nacionais que fazem parte dos projetos “Vai Brasil” e o “Portal de Hospedagem”, dentre outras vantagens.
Esses projetos serão apresentados na parte da tarde pela consultora da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Rita de Cássia Amado. O projeto “Vai Brasil” foi criado pelo Ministério do Turismo, em parceira com a Braztoa e a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), com o propósito de fomentar a comercialização de pacotes turísticos em períodos de baixa ocupação nos diversos destinos do Brasil. Para quem desejar obter mais informações o site disponível é o www.vaibrasil.com.br.
Outro portal também disponível para divulgação de informações e produtos turísticos e que recebe o apoio do Ministério do Turismo é o www.portaldehospedagem.com.br.
Pesquisas Sebrae e Senac
Durante o 2º Encontro de Qualificação e Negócios Turísticos, representantes do Senac e do Sebrae apresentaram resultados de pesquisas e atividades elaboradas no setor turístico.
A coordenadora da área de Turismo do Senac, Zildinete Alves de Arruda, mostrou o investimento da instituição em cursos de capacitação no período de janeiro a outubro de 2005. Os cursos eram voltados para o turismo e relacionados ao atendimento e venda de produtos. Arruda lamentou a pouca participação de profissionais da área nos vários cursos ministrados em Cuiabá e em outros municípios do Estado.
Em seguida a gestora de Turismo do Sebrae, Marian Oliveira, apresentou o resultado de uma pesquisa feita nos meses de abril a julho, em cinco eventos realizados em Cuiabá e que contaram com a participação de turistas de outros Estados. Os itens avaliados foram: a hospedagem, limpeza, informações turísticas, qualidade dos restaurantes, utilização de agências de viagens, meios de transporte e infra-estrutura de Cuiabá. A maioria dos resultados priorizou o item “bom”. Para a gestora, é necessário melhorar ainda mais o setor: “Queremos chegar ao nível ótimo”, destacou.
Segundo a coordenadora de Controle de Qualidade e Serviços Turísticos da Sedtur, Leila Cristina de Souza Cunha, as pessoas que trabalham com turismo precisam conhecer os projetos desenvolvidos pelo Ministério do Turismo. Um exemplo é o sistema para cadastro dos prestadores de serviços turísticos e profissionais de turismo, denominado Cadastur. “Para participar de outros projetos desenvolvidos pelo Ministério, é necessário que os empresários façam esse cadastramento disponível no site www.cadastur.turismo.gov.br, e tragam os formulários preenchidos na Sedtur”, afirmou a coordenadora.
Os setores que podem participa do Cadastur são: agências de turismo; meios de hospedagem; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; guias de turismo e bacharéis em turismo. Os benefícios para aqueles que fazem o cadastro são as possibilidades de divulgação de produtos e destinos nos sites nacionais que fazem parte dos projetos “Vai Brasil” e o “Portal de Hospedagem”, dentre outras vantagens.
Esses projetos serão apresentados na parte da tarde pela consultora da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Rita de Cássia Amado. O projeto “Vai Brasil” foi criado pelo Ministério do Turismo, em parceira com a Braztoa e a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), com o propósito de fomentar a comercialização de pacotes turísticos em períodos de baixa ocupação nos diversos destinos do Brasil. Para quem desejar obter mais informações o site disponível é o www.vaibrasil.com.br.
Outro portal também disponível para divulgação de informações e produtos turísticos e que recebe o apoio do Ministério do Turismo é o www.portaldehospedagem.com.br.
Pesquisas Sebrae e Senac
Durante o 2º Encontro de Qualificação e Negócios Turísticos, representantes do Senac e do Sebrae apresentaram resultados de pesquisas e atividades elaboradas no setor turístico.
A coordenadora da área de Turismo do Senac, Zildinete Alves de Arruda, mostrou o investimento da instituição em cursos de capacitação no período de janeiro a outubro de 2005. Os cursos eram voltados para o turismo e relacionados ao atendimento e venda de produtos. Arruda lamentou a pouca participação de profissionais da área nos vários cursos ministrados em Cuiabá e em outros municípios do Estado.
Em seguida a gestora de Turismo do Sebrae, Marian Oliveira, apresentou o resultado de uma pesquisa feita nos meses de abril a julho, em cinco eventos realizados em Cuiabá e que contaram com a participação de turistas de outros Estados. Os itens avaliados foram: a hospedagem, limpeza, informações turísticas, qualidade dos restaurantes, utilização de agências de viagens, meios de transporte e infra-estrutura de Cuiabá. A maioria dos resultados priorizou o item “bom”. Para a gestora, é necessário melhorar ainda mais o setor: “Queremos chegar ao nível ótimo”, destacou.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260634/visualizar/
Comentários