Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 14 de Novembro de 2006 às 07:02

    Imprimir


Uma mulher de 35 anos morreu hoje na Indonésia em conseqüência do vírus da gripe aviária, um dia depois de uma criança de 2 anos e meio, elevando o número de vítimas mortais da doença no país a 57, confirmou o Ministério da Saúde.

A vítima mais recente vivia em Tangerang, cerca de 30 quilômetros a oeste de Jacarta, e começou a desenvolver sintomas da gripe aviária (febre alta e problemas respiratórios) no dia 7 de novembro.

Internada três dias mais tarde, ela morreu hoje, segundo fontes dos serviços de saúde.

A vítima anterior havia sido uma criança de 30 meses, residente em Karawang, na província de Java Ocidental, que ficou doente no dia 5 de novembro e morreu nesta segunda-feira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "uma investigação preliminar da causa achou indícios de frangos mortos perto de sua casa nos dias anteriores ao aparecimento dos sintomas".

Desde os primeiros registros de casos humanos de gripe aviária na Indonésia, em 2005, o número de contágios e de mortes não pára de crescer.

O ministro da Agricultura, Anton Apriyantono, anunciou no fim de outubro controles para a criação de aves de granja nas áreas residenciais, para impedir a propagação da epidemia. A medida é um reforço aos programas de vacinação.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) calcula que 200 milhões de aves são criadas em pequenas granjas no arquipélago indonésio, formado por mais de 18 mil ilhas e povoado por 240 milhões de habitantes.

A OMS contabiliza 258 casos de gripe aviária em humanos no mundo todo desde 2003. Foram 153 mortes, segundo o último boletim, sem contar a indonésia de 35 anos que morreu hoje. Os países afetados são Azerbaidjão (5 mortos), Camboja (6), China (14), Egito (7), Indonésia (56), Iraque (2), Tailândia (17), Turquia (4) e Vietnã (42).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260830/visualizar/