Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 13 de Novembro de 2006 às 15:30

    Imprimir


Ocorreu no município de Luciara (1.166 km a Nordeste de Cuiabá), na comunidade Santa Clara, o Dia Especial sobre os Sistemas Agroflorestais, apresentando para os produtores a criação de ovelhas em pastagens sombreadas, o plantio das culturas de pequi, caju anão, macaba , enim, consórcios de uva com maracujá, banana com abacaxi, coco, melão com melancia,cultivo de diversas variedades de mandioca como melhor adaptação na região e apicultura com aproveitamento das floradas.

A coordenadora de Pesquisa da Empaer, Marilene de Moura Alves fala que o evento mostrou a implantação do sistema agrossilvipastoril permitindo a diversificação das culturas e garantindo renda às famílias rurais.

Marilene ressalta que o município de Luciara foi o pioneiro na implantação do sistema agrossilvipastoril e também no confinamento em piquetes com cercas elétricas – trabalho inédito na região para evitar a divisão de pastagem e fuga dos animais. A intenção dos pesquisadores da Empaer foi montar uma unidade modelo na região em forma de parceria comunitária, já que o agricultor familiar entrou no projeto apenas com a mão-de-obra. O trabalho foi executado pelos técnicos da Empaer em parceria com os técnicos da prefeitura municipal e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

O projeto foi implantado em uma área de 3,5 hectares, com unidades de validação de tecnologia com as culturas voltadas para a região, beneficiando diretamente 25 famílias de produtores a diversificação de culturas dentro da propriedade rural. O projeto foi executado durante 24 meses e toda a produção está sendo comercializada na cidade ou região, seja in natura ou industrializada em forma de doces, geléias, rapaduras e produtos de origem vegetal. O recurso foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) no valor de R$ 34.747,00. O evento foi realizado no dia 5 de novembro, na comunidade Santa Clara, no município de Luciara.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260921/visualizar/