Dia Especial mostra trabalho inédito em Luciara
A coordenadora de Pesquisa da Empaer, Marilene de Moura Alves fala que o evento mostrou a implantação do sistema agrossilvipastoril permitindo a diversificação das culturas e garantindo renda às famílias rurais.
Marilene ressalta que o município de Luciara foi o pioneiro na implantação do sistema agrossilvipastoril e também no confinamento em piquetes com cercas elétricas – trabalho inédito na região para evitar a divisão de pastagem e fuga dos animais. A intenção dos pesquisadores da Empaer foi montar uma unidade modelo na região em forma de parceria comunitária, já que o agricultor familiar entrou no projeto apenas com a mão-de-obra. O trabalho foi executado pelos técnicos da Empaer em parceria com os técnicos da prefeitura municipal e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
O projeto foi implantado em uma área de 3,5 hectares, com unidades de validação de tecnologia com as culturas voltadas para a região, beneficiando diretamente 25 famílias de produtores a diversificação de culturas dentro da propriedade rural. O projeto foi executado durante 24 meses e toda a produção está sendo comercializada na cidade ou região, seja in natura ou industrializada em forma de doces, geléias, rapaduras e produtos de origem vegetal. O recurso foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) no valor de R$ 34.747,00. O evento foi realizado no dia 5 de novembro, na comunidade Santa Clara, no município de Luciara.
Comentários