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Cidades/Geral
Segunda - 13 de Novembro de 2006 às 15:21

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O setor emergencial da Secretaria de Promoção e Assistência Social de Várzea Grande é considerado o “Pronto-Socorro Social” do município, onde todas as urgências e emergências das populações carentes, referentes às demandas sociais, são encaminhadas.

Segundo números contabilizados pelo setor, nos primeiros nove meses deste ano (janeiro a setembro), foram 1,84 mil solicitações, das quais 1,48 mil puderam ser atendidas, seja por ação direta do setor, ou por meio da Secretaria, da Administração Municipal – outras pastas - e até mesmo por outros órgãos. O Emergencial é apenas um dos outros 14 programas sociais desenvolvidos pela Secretaria.

Como explica a coordenadora do setor, Maria Helena Spolador, o setor tem como finalidade prestar atendimento às pessoas em situação vulnerável e emergencial. “A procura é diária”, exclama.

São consideradas vulneráveis, pessoas e famílias que estão sem qualquer alimento dentro de casa, que estejam necessitando com urgência de encaminhamento médico e que precisam de qualquer outro atendimento que as livrem de uma situação de risco. Entre as maiores demandas está a solicitação de alimentos, de medicamentos com receita e encaminhamentos ao INSS.

Outro atendimento prestado pelo setor são as visitas sociais decorrentes das solicitações. Em muitos casos é por meios das visitas que se comprova a real necessidade, e então os alimentos (como cestas básicas) são entregues, assim como medicamentos.

Somente nos primeiros nove meses de 2006 foram 475 visitas acompanhadas de entregas. Entre os produtos levados estão o pão e o leite de soja, produzidos pelo município. Para se ter uma idéia do volume diário de atendimento, segundo o relatório do Projeto Café da Manhã – responsável pela distribuição do pão e do leite para 31 entidades em Várzea Grande – somente para o setor emergencial, neste mesmo período, foram repassados mais de 10 mil unidades de pão, tipo carequinha, 40 gramas e 8,2 mil unidades de leite de soja (saquinhos de 250 ml).

Cobertores, colchões, revisão de processos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), passagens, fraldas geriátricas, óculos, cadeiras de rodas e encaminhamentos a psicólogos e à Justiça foram algumas das demandas deste acumulado de 2006.

Um atendimento que tem contribuído para ações da secretaria é com relação ao Bolsa Família. Muitas famílias procuram pelo benefício. Das 77 solicitações registradas até setembro, após visitas, o setor enquadrou 33 famílias como aptas para o recebimento do recurso do governo federal.

SERVIÇO – O atendimento é realizado a partir do meio-dia, na Sede da Secretaria de Promoção e Assistencial Social de Várzea Grande, de segunda à sexta-feira. Outras informações pelo 3688-3016.





Fonte: Da Assessoria

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