Milho pode ficar abaixo do preço mínimo após recuperação dos EUA
A queda no preço do milho para o segundo semestre já é prevista pelo diretor de política agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A redução, segundo Silvio Porto, é decorrência direta da recuperação da safra dos Estados Unidos, que enfrentou forte estiagem em 2012 e fez com que o milho brasileiro atingisse seu ápice.
"Já temos como certa a redução do preço e a recuperação dos Estados Unidos. A forma como ocorreu a alta do preço no ano passado é diretamente relacionada à estiagem americana ano passado", afirmou.
Segundo ele, há possibilidade até de os preços praticados no Brasil ficarem abaixo do preço mínimo. Silvo Porto afirma, no entanto, que o governo estará atento para intervir em caso de queda acentuada.
"Há possibilidade de preços inferior ao mínimo, mas o governo vai utilizar seus instrumentos para proteger o produtor e recompor os nossos estoques", ressaltou.
Ainda assim, apesar da ameaça, Silvio Porto prevê que a melhora do milho segunda safra se deve à expectatica positiva de colheita, semelhante a 2012, e à confirmação do aumento de área plantada e pela opção feita pelos produtores de antecipar ao máximo plantio da soja podendo entrar de forma expressiva.
Comentários