Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 12 de Novembro de 2006 às 09:01

    Imprimir


O deputado e líder da formação Palestina Independente, Mustafa Barghouthi, confirmou hoje que se chegou a um acordo sobre quem será o próximo primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), embora não tenha revelado sua identidade.

"Chegamos a um acordo sobre o candidato que liderará o novo Governo e este obstáculo foi superado, mas anunciaremos seu nome no momento apropriado", disse Barghouthi à emissora "Voz da Palestina".

O deputado acrescentou que deve ir hoje à Faixa de Gaza para participar da primeira reunião de um novo comitê criado para finalizar os detalhes do novo Governo, no qual estarão representados os grupos Hamas, Fatah e outras facções.

Barghouthi é também mediador entre o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, do movimento nacionalista Fatah, e o primeiro-ministro, Ismail Haniyeh, do movimento islâmico Hamas. Além disso, ele participou das recentes reuniões para a formação de um Governo de união nacional.

O deputado acrescentou que as atuais conversas entre o presidente e o primeiro-ministro se centram na composição do novo Governo de união nacional, que será integrado por membros de diferentes facções, tecnocratas e independentes.

Tanto Abbas como Haniyeh declararam aos meios de comunicação que o novo Governo será formado até o fim do mês.

O número dois do escritório político do Hamas em Damasco, Moussa Abu Marduk, já tinha afirmado ontem sobre um acordo o nome da pessoa que ocupará o posto de primeiro-ministro.

Segundo Marduk, será uma pessoa nova. "Não tem qualquer relação com o Governo e se tornará público em alguns dias", disse.

Já o jornal árabe "Al-Hayat", publicado em Londres, informou na edição de hoje que o Hamas continuará com as pastas de Interior e Finanças no futuro Governo, enquanto a de Assuntos Exteriores passará às mãos do Fatah.

Mushir Al-Masri, porta-voz e deputado do Hamas, disse ao jornal que as demais pastas ficarão com outras facções e grupos parlamentares.

Além disso, Al-Masri afirmou que não haverá dirigentes do Hamas e do Fatah no novo Governo.

Vários meios de comunicação de Gaza afirmam hoje que o candidato mais provável a primeiro-ministro é o acadêmico islâmico Mohammed Shbair, de 60 anos, ex-presidente da Universidade Islâmica de Gaza. Sua candidatura já teria sido apresentada a Abbas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261243/visualizar/