Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 11 de Novembro de 2006 às 17:08

    Imprimir


A Rússia e o Irã trabalharão na retomada das discussões multipartidárias, afirmou o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, a agências de notícias locais depois que o presidente Vladimir Putin se encontrou com o enviado iraniano para a questão nuclear, Ali Larijani.

"Há um acordo de que nossos contatos continuarão e, claro, trabalharemos para alcançar nosso objetivo em comum —a retomada das dicussões multipartidárias", disseram as agências citando Lavrov.

A Rússia está tentando encontrar uma solução para a crise nuclear do Irã durante a visita de Larijani ao país.

Os países do Ocidente acusam o Irã de tentar secretamente construir um arsenal atômico, mas o Irã diz que tem o direito de enriquecer urânio para gerar eletricidade.

Na sexta-feira, Larijani afirmou, após se encontrar com autoridades russas, que o Irã vai rever suas relações com a Agência Internacional de Energia Atômica se o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adotar um esboço europeu de uma resolução de sanções.

O esboço europeu da resolução exige que países evitem a venda e o fornecimento de equipamentos, tecnologia e contribuição financeira ao programa nuclear e de mísseis balísticos do Irã.

A Rússia, um dos principais parceiros comerciais do Irã, quer partes do esboço europeu exlcuídas, enquanto os Estados Unidos querem a inserção de linguagem mais forte.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261337/visualizar/