Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 11 de Novembro de 2006 às 17:01

    Imprimir


A droga sintética "Crystal Speed", um derivado anfetamínico, pode ser a causadora da misteriosa decomposição de cédulas de euro detectada na Alemanha, segundo o semanário "Der Spiegel".

Na edição de amanhã, a revista informa que o Bundesbank (banco central alemão), e o Escritório Criminal da Renânia-Palatinado estão estudando essa pista, já que cédulas enroladas como um tubo são usadas para aspirar esse tipo de droga em pó.

Aparentemente, o "Crystal Speed" é produzido no Leste Europeu e tem uma elevada concentração de sulfatos. Estas susbstâncias, em combinação com o suor humano, podem se transformar em ácidos agressivos que atacam o papel-moeda.

O Bundesbank e o Governo confirmaram em 2 de novembro que, desde junho passado, já foram contabilizadas 1.500 cédulas que se decompuseram inexplicavelmente ao serem manipuladas, principalmente no norte e no leste da Alemanha.

Os escritórios de investigação criminal da Renânia-Palatinado e de Berlim puderam comprovar que a destruição tem causa química, pois nos bilhetes em questão foram detectados restos de ácido sulfúrico.

As autoridades afirmaram que as quantidades são tão mínimas que não oferecem perigo para a saúde das pessoas que entrarem em contato com as cédulas.

Por enquanto, todos os especialistas descartam que o ácido encontrado nos bilhetes submetidos a testes tivesse entrado em contato com o papel-moeda no processo de produção.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261338/visualizar/