Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 11 de Novembro de 2006 às 10:11

    Imprimir


Uma associação de advogados, que defende detentos na base naval americana de Guantánamo, em Cuba, anunciou nesta sexta-feira que apresentará um processo contra o secretário americano de Defesa demissionário, Donald Rumsfeld, por sua suposta responsabilidade na tortura de prisioneiros.

Em 14 de novembro, o Centro pelos Direitos Constitucionais "apresentará uma demanda criminal contra o ex-secretário de Defesa Donald Rumsfeld em uma corte alemã", informou o grupo.

A demanda pedirá que o promotor federal da Alemanha abra uma investigação para determinar a responsabilidade de altos comandos militares americanos nos crimes de guerra cometidos na "guerra contra o terrorismo".

A medida será apresentada em nome de 12 vítimas - 11 cidadãos iraquianos que foram detidos na prisão de Abu Ghraib e um em Guantánamo - e será levada aos tribunais pelo Centro dos Direitos Constitucionais, a Federação Internacional de Direitos Humanos, a Associação de Promotores Republicanos, entre outras instituições, representadas pelo promotor berlinense Wolfgang Kaleck.

Rumsfeld se demitiu da secretaria de Defesa na quarta-feira, após a esmagadora derrota republicana nas eleições legislativas de terça-feira passada, na qual os democratas conquistaram a maioria nas duas câmaras no Congresso.

A demanda será apresentada na terça-feira e argumenta que os acusados "ordenaram" a prática de crimes de guerra, "ajudaram ou induziram" a prática de crimes de guerra ou "falharam como autoridades civis ou comandantes militares em evitar que seus subordinassem os cometessem ou em punir seus subordinados".





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261434/visualizar/