Conab reduz safra de soja e Brasil tem ameaçada liderança global
Brasil e Estados Unidos ficaram rigorosamente empatados na produção de soja da temporada 2012/13 após a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgar sua nova projeção para a safra nesta quinta-feira, sinalizando que os brasileiros poderão ter que esperar mais para assumir pela primeira vez a liderança global na colheita da oleaginosa.
A Conab reduziu a estimativa de safra de soja do Brasil para exatos 82,06 milhões de toneladas, baixa de cerca de 1,3 milhão de toneladas ante a projeção de fevereiro, enquanto a produção norte-americana na mesma temporada é estimada pelo governo dos EUA em 82,06 milhões de toneladas.
A diferença entre um país e outro é que o Brasil só havia colhido pouco mais de um terço de sua safra até o início da semana, segundo consultorias privadas, enquanto os Estados Unidos já colheram a sua produção de 2012/13. Ou seja, os números norte-americanos estão consolidados enquanto os brasileiros podem mudar.
"Existe uma forte possibilidade de isso acontecer (o Brasil ainda ficar atrás dos EUA), vai ser o famoso "nadar, nadar e morrer na praia"", disse nesta quinta-feira à Reuters o diretor da consultoria Céleres, Anderson Galvão, ao ser questionado sobre o assunto.
A Céleres estima uma produção de 80,1 milhões de toneladas para o Brasil e tem uma das menores previsões entre aquelas empresas que fazem levantamentos de safra.
"E é importante dizer que eles (norte-americanos) tropeçaram no ano passado", disse o analista, lembrando que os EUA sofreram uma quebra de safra, atingidos pela pior seca em mais de meio século no país em 2012.
Segundo Galvão, o Brasil não teve os problemas graves de seca verificados especialmente no Sul do país no ano passado --quando a produção caiu para aproximadamente 66 milhões de toneladas--, mas também não registrou em 2013 um clima excelente, vendo excesso de chuvas em alguns Estados e estiagem em outros.
"A minha leitura é que a safra de soja do Brasil, longe de dizer que ela será ruim, não terá recorde em termos de produtividade", afirmou Galvão.
Comentários