Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 10 de Novembro de 2006 às 03:29

    Imprimir


O taiuanês Lee Yuan-tseh, prêmio Nobel de Química em 1986, pediu ao presidente do país, Chen Shui-bian, que renuncie, depois de uma acusação formal de corrupção.

"Taiwan enfrenta um dos maiores desafios da sua história democrática, devido à acusação formal da primeira-dama, Wu Shu-chen, e do presidente, Chen Shui-bian, por suposta malversação de fundos públicos", disse Lee em carta divulgada hoje.

O cientista, que desempenhou um papel fundamental nas eleições de 2000 e 2004, apoiando Chen, pediu que o presidente saia para proteger a democracia em Taiwan.

Lee também fez um apelo ao Partido Democrata Progressista (PDP), que apoiou esta semana a decisão de Chen de se manter no cargo, que reavaliasse a sua atitude.

Um parlamentar do PDP, Lee Wen-chong, da antiga Facção Nova Onda, também pediu a Chen e aos dirigentes do partido que reconsiderem suas posições.

"Lee Yuan-tseh fala com o coração e envia uma mensagem que deve ser ouvida", disse Wen.

Chen e sua mulher, Wu Shu-chen, foram acusados formalmente de corrupção e falsificação de documentos do orçamento. O presidente não pode ser processado, devido à imunidade constitucional, enqaunto durar o seu mandato.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261757/visualizar/