Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 09 de Novembro de 2006 às 20:05

    Imprimir


O Brasil deve assumir um papel central na integração do continente sul-americano. A avaliação é o presidente peruano, Alan García, que está de visita ao Brasil e hoje (9) discursou ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

García reafirmou o apoio de seu paísao projeto da União Sul-Americana. Criada em dezembro de 2004, durante a 3ª Cúpula de Presidentes da América do Sul, em Cuzco, no Peru, a organização reúne os membros dos dois principais blocos econômicos da região: o Mercosul e a Comunidade Andina.

"Estamos aqui, eu e sete ministros, para dizer ao Brasil: tome a bandeira da integração. Somos países integracionistas, comprometidos com a construção da unidade da América Latina e da criação da União Sul-Americana como projeto que responda à política grandes blocos e à força enorme do mercado internacional nestes tempos".

O tempo todo, o chefe de Estado peruano procurou traçar paralelos entre Brasil e seu país. E ressaltou as afinidades entre os dois países, que, na opinião dele, têm projetos comuns para conciliar progresso e justiça social. "Coincidimos na necessidade de distribuir melhor o que é produzido em benefício das maiorias nacionais e de uma revolução educacional".

Para García, a maior integração entre os dois países é decisiva para o desenvolvimento regional. "O Peru é parte da Comunidade Andina e o Brasil é parte substantiva do Mercosul. Estamos unidos pela Amazônia e pela vocação bioceânica de nossas economias", destacou. "Se nos juntarmos mais, estaremos construindo essa parte central da união que convocará outros povos para esse projeto".

Na avaliação dele, a importância geográfica do Brasil no continente é fundamental para assegurar uma posição de liderança nesse processo. "O Brasil é um país imenso, que vemos com respeito e admiração, nunca com temor porque é um gigante bom e generoso".

Ele salientou, ainda, o crescimento brasileiro no comércio internacional. "Daqui a 20 anos, o Brasil, que hoje exporta US$ 118 bilhões, venderá mais de US$ 600 bilhões para o exterior". Segundo ele, o Peru se beneficiará ainda mais desse intercâmbio com a construção da Rodovia Interoceânica, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico pela fronteira entre o Peru e o Acre.

O presidente peruano também pediu maior integração turística entre os dois países. "Dos 185 milhões de brasileiros, só 43 mil visitaram o Peru em 2005", estimou. "Tenho certeza de que a proporção de peruanos que estiveram no Brasil foi bem maior".

Por fim, García convidou o Brasil a participar do Fórum dos Países do Pacífico, que ocorrerá em 2008 no Peru. "O Brasil é tão andino e pacífico como o Peru", justificou.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261783/visualizar/