Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Novembro de 2006 às 15:22

    Imprimir


Buscando difundir as normas do direito à saúde aos membros do Ministério Público e profissionais de outras instituições, a Procuradoria Geral de Justiça de Mato Grosso realizará nos dias 16 e 17 de novembro de 2006 o 'Seminário de Direito Sanitário', onde temas relacionados à saúde serão debatidos.

Entre os assuntos que estão previstos na pauta de discussões estão problemas administrativos, ou seja, má gestão por parte de secretários, prefeitos e demais responsáveis pela administração pública, falta de medicamentos em hospitais e precariedade de profissionais capacitados para atender o público.

De acordo com o promotor da 6ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, Carlos Eduardo Silva o objetivo do seminário é sensibilizar promotores, juízes e demais operadores jurídicos da importância de se aprofundar em estudos relacionados a saúde.

No Seminário serão também tratadas problemáticas encontradas no controle social das verbas frente aos conselhos, Ministério Público e Sociedade em geral. Segundo Carlos Eduardo, cada vez mais promotores de Justiça se deparam com situações que envolvem problemas relacionados a esta área, o ideal é que esses profissionais estejam preparados para lidar com o assunto. Ele cita como exemplo um caso recente que é a máfia das sanguessugas, dinheiro público que deveria ser aplicado em melhorias para a saúde da população sendo usado para beneficiar empresas particulares e políticos.

Segundo o promotor de direito difusos e coletivos, Alexandre de Matos Guedes, o direito à saúde é um dos mais básicos do ser humano, é universal sem o qual não há possibilidade de existência única. Ele ressalta que é importante que os profissionais que atuam na área jurídica aprofundem seus conhecimentos.

De acordo com o promotor nas universidades a disciplina que trata do 'direito da saúde' é ainda muito recente, o que mostra que os advogados que atuam há mais tempo não tiveram instrução específica sobre o assunto. 'A atitude do MPE em capacitar seus profissionais é louvável, o seminário é apenas o primeiro passo para que aconteça uma capacitação sistemática no Estado de Mato Grosso, que leve em conta os problemas encontrados na saúde pública e particular da região'.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261832/visualizar/