Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Novembro de 2006 às 15:14
Por: Mariana Rodrigues

    Imprimir


O artesanato mato-grossense concorreu nesta semana ao Prêmio EcoPet de Incentivo à Reciclagem, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Pet (ABIMPET). Inscreveram-se para concorrer ao prêmio cerca de 40 trabalhos, nas categorias de Pesquisas e Processos Inovadores, Coleta e Separação, Ação da Empresa e Artesanato e Educação Ambiental, que foi o tema que se destacou pelo número de inscritos, com 18 projetos.

Dos trabalhos inscritos, foram selecionados 10 para concorrer na fase final do concurso. Na categoria Educação Ambiental, a Ação Triângulo nas Ruas, pela campanha permanente de incentivo à separação do lixo, realizada nas comunidades do ABC Paulista, foi à vencedora.

A peça que representou Mato Grosso, e que ficou entre os 10 classificados, foi a “Boneca de papel machê”. A boneca foi produzida pela aluna do Programa “Artesanato na Polícia Comunitária”, Cristiane Oliveira da Silva, moradora do Bairro Cohab Michel do Município de Várzea Grande.

O Programa Artesanato na Polícia Comunitária é desenvolvido pelas Secretarias de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Polícia Militar. O Programa tem o objetivo de oferecer a capacitação e qualificação em técnicas artesanais com foco na geração de emprego e renda para os membros das comunidades carentes do Estado.

“Até então, eu nunca havia participado de nenhum tipo de curso, fiquei sabendo desse através do meu marido que é policial e me passou as informações sobre o curso que seria realizado para as mulheres do bairro na policia comunitária. Resolvi participar e fiquei até o final deste encontro que aconteceu durante duas semanas. E depois de saber que a boneca que eu fiz foi a que representou Mato Grosso fiquei muito mais feliz”, afirma Cristiane da Silva.

Ecopet

Os trabalhos apresentados ao Prêmio EcoPet de Incentivo à Reciclagem foram analisados por duas comissões. A primeira analisou todos os projetos inscritos e indicou dois de cada categoria para participar do julgamento final. A segunda escolheu os vencedores a partir das apresentações. O evento é aberto ao público, que tem direito a voto e colabora ativamente na escolha dos vencedores. O vencedor de cada categoria recebe na cerimônia o Troféu ECOPET, idealizado pela artista plástica Rita Maia – e prêmio de incentivo em dinheiro, além de ter seu trabalho divulgado na imprensa e publicado no site da ABIPET.

O EcoPet, que está em sua 7ª edição, é a seqüência do trabalho de pesquisa iniciado em 2005 e divulga o mapa da reciclagem de PET no Brasil. Ele apresenta os números da reciclagem da garrafa PET, o total reciclado, índices e os produtos que mais utilizam o PET reciclado em sua composição, entre outros.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261835/visualizar/