Operação 'Focalizada' reduziu os índices de criminalidade em outubro
A operação, da qual participaram Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Juizado da Infância e Adolescência e Prefeitura Municipal, reuniu 22 viaturas e 618 homens nas fiscalizações realizadas nos bairros Grande Morada da Serra, Coxipó, Pedra Noventa e Parque Cuiabá; Nova Esperança II, Novo Horizonte, Três Lagoas, Altos da Glória, Novo Paraíso, 1º de Março, Jardim Vitória, Três Barras e João Bosco. Nesses bairros foram detectados pelos relatórios do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e Polícia Judiciária Civil, os maiores índices de criminalidade da Grande Cuiabá.
O secretário executivo do GGI, major bombeiro Vagner Jorge Santino da Silva numa avaliação dos resultados obtidos considerou a ação bastante positiva. Durante os três finais de semana da operação – 06 a 08/10, 13 a 15/10 e 20 a 22/10 –, as ações resultaram na abordagem de 540 pessoas, 45 estabelecimentos foram vistoriados, cinco (05) adolescentes foram encaminhados ao Juizado da Infância e Adolescência e 28 estabelecimentos passaram por fiscalização dos executivos Estadual e municipal, sendo que desse total, 27 não possuíam alvarás de funcionamento.
Em Várzea Grande os resultados também foram positivos, o que foi confirmado pelos proprietários de estabelecimentos comerciais e pelos cidadãos. “Esses resultados demonstram a necessidade da efetivação dessa modalidade de ação de combate ao crime, não como uma ferramenta exclusiva da instituição, mas como uma nova forma de direcionar a redução do coeficiente criminal em diversas frentes, colocando nas ruas todos os atores das diversas especialidades em uma ação conjunta de resultados”, disse o major Vagner.
Para facilitar a operacionalização, em Várzea Grande, os bairros fiscalizados foram divididos em duas regiões sendo a primeira a área central da cidade, compreendendo mais de cinqüenta bairros e as cabeceiras das pontes que ligam a cidade à capital, locais de grande fluxo de pessoas. A segunda região englobou a zona norte onde atua a 4ª Companhia de Polícia Comunitária do bairro Jardim Imperial, com um total de sessenta bairros mais a área do 10º BPM Cristo Rei. Nesta área foram englobados todos os bairros pertencentes a comunidade do Grande Cristo Rei e Parque do Lago.
A operação foi coordenada pelo secretário adjunto de Segurança da Sejusp, coronel Denézio Pio da Silva em conjunto com os Comandos Regionais I e II, e Diretoria Metropolitana da Polícia Judiciária Civil.
Comentários