Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 08 de Março de 2013 às 17:35

    Imprimir


Com a safra já entrando no segundo mês, a colheita de maçãs no Brasil e no Estado deve ter uma queda em 2013, de acordo com estimativas de entidades do setor. Fenômenos climáticos, como seca e geadas, diminuíram tanto a quantidade como o tamanho das frutas. Além disso, a erradicação de pomares em algumas regiões de Santa Catarina também contribui para a redução. 

No País, conforme dados da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), a expectativa é de que sejam colhidas 1,05 milhão de toneladas neste ano, uma queda de 11% em relação ao total de 2012, quando foram atingidas 1,18 milhão de toneladas. 

Já no Rio Grande do Sul, segundo a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), a redução deve ser de 6,83%, caindo de um volume de 483 mil toneladas, no ano passado, para 450 mil toneladas nesta safra. 

“A geada tardia ocorrida durante a florada, associada à seca de novembro e dezembro, fez com que caísse o número de frutas e também contribuiu para reduzir o seu calibre”, explica Leandro Bortoluz, presidente da Agapomi.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26231/visualizar/