Democratas vencem eleições para Governos estaduais
Com as vitórias em Massachusetts, Ohio, Nova York, Arkansas, Colorado e Maryland, os democratas terão o controle dos Governos de pelo menos 28 estados, ou seja, a maioria do país. A posição representa uma vantagem para as eleições presidenciais, daqui a dois anos.
Do outro lado do espectro político, o destaque é a vitória de Arnold Schwarzenegger, o governador mais famoso do país. Ele se manterá à frente da Califórnia por mais quatro anos.
A vitória de Schwarzenegger era anunciada. Há muito tempo as enquetes davam a ele uma ampla vantagem sobre o seu rival, o tesoureiro da Califórnia Phil Angelides.
O resultado da Califórnia, um dos 36 estados que também elegeram governadores, é relevante por se tratar do estado mais povoado e rico do país.
O outro grande vencedor do dia foi o procurador-geral de Nova York Eliot Spitzer. "De agora em adiante, precisamos de uma política que nos uma, que pense no futuro", disse ele em comunicado, após a confirmação de sua vitória, já esperada.
Jeb Bush, irmão do presidente George W. Bush, encerrou seu ciclo à frente do Estado da Flórida. No entanto, ele deixou o estado nas mãos de um companheiro de partido, o procurador-geral Charlie Crist.
Além de Nova York, os candidatos democratas venceram nos estados de Ohio e Massachusetts. Foram vitórias muito relevantes, levando-se em conta que seus governadores eram republicanos desde 1986.
Em Massachusetts, o democrata Deval Patrick será o o segundo governador negro da história dos EUA. Patrick, que foi diretor do Escritório de Direitos Civis durante o mandato do ex-presidente Bill Clinton, superou o vice-governador, o republicano Kerry Healey.
Em Ohio, Ted Strickland venceu o republicano Ken Blackwell.
No Colorado, um Estado de maioria republicana nas três últimas eleições presidenciais, o democrata Bill Ritter venceu seu adversário, o republicano Bob Beauprez.
Em Michigan, onde a disputa estava praticamente empatada, a governadora Jennifer Granholm venceu o empresário Dick DeVos. Ele investiu boa parte de sua imensa fortuna pessoal na campanha, culpando a situação pela deterioração econômica do Estado, berço da indústria automobilística.
Wisconsin, outro Estado do norte, também ficará com os democratas, graças à vitória do atual governador, Jim Doyle, sobre o republicano Mark Green. Arkansas também optou por um democrata, o procurador-geral Mike Beebe.
Texas, grande reduto conservador e terra do presidente Bush, continuará com um republicano à frente. Rick Perry venceu o músico e escritor Kinky Friedman.
Comentários