Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 08 de Novembro de 2006 às 01:33

    Imprimir


Aproveitar a câmera do telefone celular para denunciar os policiais que descumprem a lei, como, por exemplo, estacionar a viatura na calçada, é um costume que está virando moda entre os cidadãos na Bélgica. Entre as imagens captadas por cidadãos e denunciadas por e-mail aos serviços internos da Polícia na Bélgica se vê uma moto estacionada sobre a passagem de pedestres enquanto o agente multa carros e uma caminhonete policial cheia de engradados de cerveja de origem e destino incertos.

Os denunciantes consideram que "lei é lei e, portanto, deve ser aplicada a todos", publicou hoje o jornal La Dernière Heure. Segundo um porta-voz policial bruxelense explicou, "as pessoas tiram as fotos ou com um telefone celular ou com uma câmera tradicional, e depois nos enviam por e-mail".

Embora essas imagens, antes, simplesmente circulassem pela Internet como testemunho de coisas engraçadas, agora é cada vez mais freqüente que acompanhem uma denúncia cidadã por e-mail, na qual, por exemplo, também é comum ver veículos policiais estacionados em lugares reservados a deficientes físicos. "Em 75% dos casos, o estacionamento era absolutamente justificado por um serviço da polícia", afirma a fonte policial.

Além da câmera, os belgas estão começando a descobrir a utilidade da função de gravação de voz que os telefones celulares mais modernos oferecem, algo que, apesar de "não ser uma infração", raramente é empregado como prova contra um agente.

Segundo um agente, "é cada vez mais freqüente jovens usarem seus celulares ao realizarmos controles de identidade na rua". No departamento de Assuntos Internos se considera que "se a Polícia quer continuar sendo merecedora de credibilidade, é importante que os policiais continuem tendo um comportamento irrepreensível", independente do uso do celular como vigia dos agentes.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262368/visualizar/